Barroco é um estilo artístico caracterizado pela extravagância e também pela exuberância e excesso de ornamentos.
Existem diversas teorias sobre a origem do termo barroco, sendo:
O estilo barroco surgiu no final do século XVI.
Seu centro cultural é a Itália no século XVII difundindo-se pela Bélgica, Holanda, Espanha e França.
Posteriormente o barroco foi introduzido na América Latina, mais precisamente nesse mesmo período, pelas mãos de viajantes europeus.
Tempos depois e com algumas alterações, o barroco chegou a lugares de religião protestante e também a algumas áreas do Oriente.
O renascimento é um movimento contrário ao estilo barroco, vez que esse último coexistiu com governos absolutistas em que havia a centralização do poder, inclusive o controle da igreja católica nessa época ficava nas mãos do rei.
Na Idade Média, o barroco entra em cena no sentido de colocar Deus como o centro de todas as coisas (teocentrismo).
O estilo barroco foi se expandindo e sendo retratado na construção de palácios, capelas e igrejas com o intuito de causar admiração e poder por seus luxuosos projetos arquitetônicos.
Os edifícios do estilo barroco eram feitos com materiais simples ou “pobres”, porém com ressalvas à majestosidade da obra.
O barroco na literatura mostra sentimentos de desilusão, exprime a angústia do ser humano perante a ideia de pecado e culpa.
Nos textos barrocos são muito encontrados:
O estilo barroco na arte de pintar se mostra com características bem marcantes, por exemplo:
O barroco na música designa o período que vai do surgimento da ópera (Orfeo, de Moteverdi, 1607) e do oratório a morte de J.S. Bach (1750).
Na música, o estilo barroco é considerado uma das épocas musicais mais fecundas, longas, revolucionárias e muito importantes de canção ocidental e, provavelmente, a mais influente.
O arcadismo é o movimento literário oposto ao barroco.
Enquanto no barroco existia um elevado grau de complexidade, o arcadismo tem como característica principal o bucolismo, exaltando a vida despreocupada e idealizada nos campos.
A expressão barroco joanino se refere aos diversos aspectos da produção artística ao longo do reinado de D. João V em Portugal.
Entre os anos 1580 e 1756, Portugal vivia uma época de profunda crise social e econômica devido ao domínio da monarquia espanhola.
Nesse período é que se desenvolveu o barroco português e o melhor da produção barroca encontra-se na obra do padre Antonio Vieira, um político e pregador de sensibilidade e inteligência apuradas.
Outras características do estilo barroco são:
O barroco foi introduzido no Brasil pelos jesuítas que tinham como objetivo catequizar os índios.
Nesse tempo o país vivia uma realidade de violência em que os índios eram perseguidos e os negros escravizados.
Em 1601 surge o barroco no Brasil quando estavam sendo implantadas novas medidas no âmbito da colonização e a economia se dava pela produção de engenhos de cana de açúcar na Bahia.
O barroco ganhou impulso no Brasil entre 1720 e 1750, tempo em que diversas academias literárias foram surgindo por todo o país.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.