Benignidade é um substantivo feminino. O termo se origina do Latim benignus, que significa “generoso, bondoso”, que literalmente quer dizer “bem nascido”, vindo de bene, que é “bem”, mais gignere, que significa “gerar”.
O significado de Benignidade está relacionado à característica do que é benigno, generoso ou benevolente. Ou seja, a benignidade é uma qualidade daquele ou de algo que tem aspectos bons.
A benignidade está atrelada com a benevolência, com a bondade.
É possível de descrever a benignidade – levando-se em conta sua relação com a benevolência – como uma característica de uma pessoa que consegue transmitir serenidade e ternura por meio de palavras e/ou ações (tais como seus próprios comportamentos).
Uma pessoa benigna pode ser muito empática, compadecendo-se do sofrimento de outrem. Considera-se que ser benigna é ter bondade por natureza. O antônimo de benigno, neste caso, é o termo maligno – é aquele que age e pensa de maneira ruim.
Muitos consideram que a benignidade e a bondade sejam sinônimos, pois ambos designam o que é afável ou indulgente. Porém, utilizando-se a interpretação religiosa, estas palavras possuem distinções. Por exemplo, a benignidade está ligada com o caráter de um indivíduo, enquanto que a bondade pode ser vista em suas atitudes.
Essa interpretação resume que a bondade aparece em forma de ações da benignidade, isto é, é a exteriorização da benignidade.
Na Bíblia, a benignidade é encontrada com frequência, já que corresponde a uma particularidade que deveria fazer parte de todas as pessoas. Agir com benignidade é um princípio para várias religiões baseadas na Bíblia, significando que todos os indivíduos devem ser misericordiosos e bondosos com outros. A benignidade é vista como uma expressão de profundo amor cristão, sendo a flexibilidade de tratamento gentil e cordato para com o próximo.
Conforme os relatos bíblicos, o termo benignidade representa o “fruto do espírito santo”, ou seja, é compartilhar a qualidade de ser benigno entre aqueles que tem fé na palavra do Senhor.
Na área da Medicina, a palavra benignidade serve para explicar a condição de uma doença que não é grave e nem maligna. Uma doença benigna é, nesses casos, uma forma branda e não progressiva. Por exemplo, existe casos de neoplasia não cancerosa que requerem tratamentos menos invasivos do que um câncer maligno.
Benignidade é sinônimo dos seguintes termos:
- Benevolência,
- Bondade,
- Condescendência,
- Filantropia,
- Generosidade,
- Complacência,
- Humanidade,
- Comprazimento,
- Indulgência.
Benignidade em inglês é traduzido como kindness, goodness ou benignity. Benigno em inglês é benign.