Bibliografia é o substantivo feminino que dá nome ao catálogo de obras de um autor ou à lista de referência de livros ou documentos consultados para a realização de um trabalho.
A bibliografia de um trabalho é composta pelas suas referências bibliográficas, ou seja, pela identificação de cada livro e documento por meio de informações como o nome do autor, o título da obra, o local de edição, o nome da editora e a data da publicação. Essas informações aparecem na seguinte formatação:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2000.
Já no caso de publicações em sites da internet, é necessário inserir o endereço (URL) e a data em que o site foi acessado, seguindo essa formatação:
Portal Educação, Excel – Para que serve e como usar? Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/informatica/artigos/47980/excel-para-que-serve-e-como-usar>. Acesso em 3 de julho de 2013.
As referências bibliográficas devem aparecer ao final do trabalho, e para evitar que sejam esquecidos os locais onde foram pesquisados, recomenda-se que a pessoa que escreve o trabalho vá anotando em um local separado todas as informações de bibliografia conforme for consultando-as.
Elas devem ser construídas com base em normas de escritas, e no caso do Brasil, devem ser seguidas as normas da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, que é o órgão responsável pela norma técnica de escrita.
A bibliografia tem como objetivo provar que todas as informações contidas no trabalho possuem uma fundamentação teórica em obras importantes, incluindo publicações em revistas, vídeos e sites de credibilidade, e que não se tratam de opiniões próprias de quem escreve o trabalho.
No caso da bibliografia de um autor, ela é composta pela catalogação de todas as obras que o mesmo escreveu ao longo da carreira, em determinada área de conhecimento. Bibliografia é diferente de biografia, que é a reunião de fatos sobre a vida de uma pessoa ou de um personagem.