Bodas é uma palavra proveniente do latim “vota”, significando os votos, o juramento dos noivos ante o altar, enquanto casamento é uma palavra de origem medieval, do latim vulgar, “casamentu”. Deriva da palavra casa, propondo a união de duas pessoas para montar um novo lar.
Bodas de casamento nada mais é do que a comemoração de aniversário de casamento de duas pessoas, quando as mesmas, além de celebrar o aniversário, geralmente renovam os votos trocados diante do altar, relembrando o momento solene e prometendo novamente dedicar-se um ao outro.
O costume de utilizar-se a palavra bodas no plural é para se referir a uma quantidade maior de anos em que o casal está unido, simbolizando também que o casamento é uma união durável.
O significado de bodas do casamento é de extrema importância não só para os noivos, mas também para toda a família, principalmente nos aniversários mais festejados – lembrando que as bodas de casamento são sempre comemoradas quando se completam os aniversários da data do casamento.
De acordo com o costume ocidental, para cada aniversário foi escolhido um tipo de material encontrado na natureza ou fabricado pelo homem, desde os materiais mais comuns até os mais nobres e preciosos, procurando simbolizar com isso a durabilidade e estabilidade da união dos que se casaram.
Os aniversários (ou bodas de casamento) mais comemorados no mundo ocidental são as Bodas de Prata – 25 anos de casamento; as Bodas de Ouro – 50 anos de casamento e as Bodas de Brilhante – 75 anos de casamento, sendo estas, evidentemente mais raras, em virtude da idade do casal e, portanto, considerada um evento que não pode nunca ser esquecido.
Para os católicos, as bodas de casamento são consideradas um evento que deve ser comemorado na igreja, ocasião em que são renovados os votos do casamento, havendo até mesmo uma celebração litúrgica especial para a data.
A comemoração das bodas de casamento teve início na Alemanha medieval, época em que era costume presentear o casal com uma coroa de prata na celebração de 25 anos de união, havendo também a coroa de ouro, quando o casal chegasse aos 50 anos de casamento.
Com o tempo, criou-se o costume de comemorar todos os anos, estabelecendo símbolos para representar a união, criando um tipo de boda para cada ano de casados. Assim, quanto mais tempo o casal estiver unido, maior é o valor do material que representa esse tempo de união, indo dos mais frágeis aos mais preciosos.
Nomes das bodas
A lista dos nomes das bodas não é algo oficial, a não ser as de prata, ouro e diamante, as mais conhecidas. Os nomes podem variar entre as diversas culturas do ocidente, havendo até mesmo a comemoração de bodas de namoro, quando se celebram os meses e anos antes do casamento.
A lista que apresentamos abaixo é a mais conhecida em nosso país. Alguns títulos podem divergir, dependendo da região:
- 1 ano – Bodas de Papel
- 2 anos – Bodas de Algodão
- 3 anos – Bodas de Couro (ou de Trigo)
- 4 anos – Bodas de Flores (ou de Frutas)
- 5 anos – Bodas de Madeira (ou de Ferro)
- 6 anos – Bodas de Açúcar (ou de Perfume)
- 7 anos – Bodas de Latão (ou de Lã)
- 8 anos – Bodas de Barro (ou de Papoula)
- 9 anos – Bodas de Cerâmica (ou de Vime)
- 10 anos – Bodas de Estanho (ou de Zinco)
- 11 anos – Bodas de Aço
- 12 anos – Bodas de Seda (ou de Ônix)
- 13 anos – Bodas de Linho (ou de Renda)
- 14 anos – Bodas de Marfim
- 15 anos – Bodas de Cristal
- 20 anos – Bodas de Porcelana
- 25 anos – Bodas de Prata
- 30 anos – Bodas de Pérola
- 35 anos – Bodas de Coral
- 40 anos – Bodas de Esmeralda
- 45 anos – Bodas de Rubi
- 50 anos – Bodas de Ouro
- 55 anos – Bodas de Ametista
- 60 anos – Bodas de Diamante
- 65 anos – Bodas de Platina
- 70 anos – Bodas de Vinho