Bondade é uma característica de quem faz o bem, que faz boas ações. Essa é uma qualidade não inerente a todos os seres humanos. Alguns conseguem expressá-la de forma simples, sem muito alarde. São bons de natureza, enquanto outros não conseguem demonstrá-la. Não há como explicar se a índole de uma pessoa é o que a torna boa ou não.
O termo bondade é proveniente do latim “bonidate”, que significa “a qualidade de quem tem uma boa índole”, sendo classificado na língua portuguesa como um substantivo abstrato.
O conceito de bondade pode ser um pouco extenso. Ele pode ser definido como um ato ou uma virtude, ou seja, é a ação de socorrer os mais necessitados, ajudar a quem precisa, ter compaixão e ser benevolente.
O termo índole, que está intrinsicamente ligado ao conceito de bondade, pode ser entendido como uma qualidade ou uma característica que nasce com o ser humano. É o caráter ou a essência de uma pessoa. É o que ela carrega por toda a vida. Uma pessoa pode ter uma índole boa ou pode nascer com uma índole má.
Podem ser encontrados vários sinônimos para o termo bondade. Veja alguns exemplos:
- altruísmo;
- benignidade;
- indulgência;
- filantropia;
- compaixão;
- piedade;
- santidade;
- virtude;
- dignidade;
- dádivas.
Bondoso é o adjetivo usado para caracterizar quem pratica a bondade, que é solícito aos problemas alheios. Pode ser entendido como um ato incondicional de amor ao próximo.
De acordo com Platão, filósofo grego, para que uma pessoa seja realmente feliz ela precisa se dedicar as coisas essenciais da vida e do bem, coisas essas como conhecimento, bondade e felicidade.