Born this way é uma expressão do idioma inglês que tem como significado “nascido assim”, ou “desta forma nasceu”. Born é o verbo nascer em inglês, e way é uma palavra que tanto pode significar rua, via, como também, forma, jeito.
O que é born this way?
Born this Way é o título do Segundo álbum de Lady Gaga, cantora, compositora e produtora musical, lançado nos Estados Unidos em 23 de março de 2011, sendo seu segundo entre os quatro álbuns de estúdio já lançados.
A música é Born this way é a faixa-título do álbum, que alcançou sucesso internacional, com sua letra que fala de auto aceitação e que defende as minorias, os excluídos de alguma forma da sociedade, ou de indivíduos que passam por qualquer tipo de opressão.
Em uma entrevista a jornalistas norte-americanos, Lady Gaga comentou que essa música é uma réplica para questões que a incomodaram durante muitos anos, afirmando que estavam entre essas questões a busca pela sua própria identidade, a procura de um sentido para a existência, mesmo que esteja vivendo entre o real e o imaginário.
O álbum Born this Way é dedicado a uma aceitação incondicional dos seres humanos, mantendo um foco especial sobre o problema da homossexualidade, embora nas outras faixas do disco os temas estejam muito além da simples orientação sexual. Segundo Lady Gaga, as letras mostram o nascimento de uma nova raça da humanidade, um novo tempo para as pessoas poderem agir com mais liberdade e com respeito mútuo.
O disco traz uma Lady Gaga que está dando a luz a uma nova raça, com um simbolismo claro de que o nascimento não é natural, mas sim provocado artificialmente. O tema está ligado ao desenvolvimento do ser humano em um processo que é inevitável, uma metamorfose necessária para mudar a personalidade das pessoas, e esse nascimento acontece dentro da cabeça, na mente de cada um, criando melhores condições de convivência, buscando um ponto de equilíbrio e estabelecendo o respeito como fator essencial para que a humanidade possa prosseguir.