Bronquite é um substantivo feminino. O termo vem do Grego bronchos, que significa “mole, úmido” e –ite, sufixo que determina uma inflamação.
O significado de Bronquite é a inflamação dos tecidos dos brônquios, que são os canais (ramificações) que transportam o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Este tipo de problema acontece quando os brônquios ficam permanentemente inflamados e contraídos, por causa de um acúmulo de secreção que não está mais sendo eliminado, ou seja, os minúsculos cílios que revestem o interior dos brônquios não mais eliminam o muco que está nas vias respiratórias, provocando uma obstrução do ar e dificultando a respiração.
A bronquite é classificada como aguda ou crônica, sendo que sua diferença aborda a duração e a gravidade dos sintomas – nesse caso, a bronquite aguda pode ter uma duração mais curta (geralmente uma ou duas semanas), enquanto que a bronquite crônica a duração pode chegar a três meses ou mais (até durante dois anos).
Na bronquite crônica, os sintomas não desaparecem e possuem piora pela manhã.
Como causas da bronquite, destacam-se conforme o tipo (aguda ou crônica):
Uma crise pode ter seu desencadeamento por meio de poluentes químicos e ambientais.
O tratamento para a bronquite aguda não é específico, porém existem algumas recomendações para melhorar o bem-estar durante o período de duração do problema, tais como: hidratar-se bem, utilizar analgésicos, descongestionantes, evitar exposição aos fatores de risco e uso de vaporizadores.
Já na bronquite crônica, a medida fundamental é parar de fumar, evitar locais que tenha fumantes, além de utilizar medicações com orientação médica, tais como anti-inflamatórios, antibióticos, entre outros.
A bronquite alérgica é também chamada de asma brônquica, caracterizando-se como uma inflamação que é, na realidade, a asma em si. Por ocorrer em qualquer idade, a bronquite alérgica tem como sinais e sintomas a falta de ar, o cansaço, a tosse e o chiado no peito.
Dependendo do agravamento, pode-se ocasionar sufocamento no paciente, pois com a irritação dos brônquios, que já estão inflamados, a obstrução do ar compromete todo o organismo.
As causas da bronquite alérgica seguem o mesmo padrão comentado acima, sendo alguns exemplos: a poeira, ácaros, lã, mofo, penas, alguns alimentos, mudanças climáticas, bactérias, medicamentos, entre outros.
O aparelho respiratório não só está propenso a sofrer de bronquite, mas também a outras doenças que merecem destaque. São elas:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.