Balanced Scorecard é uma metodologia de avaliação administrativa e contábil que analisa o desempenho da gestão de uma organização, o desempenho empresarial por meio de quatro indicadores. O BSC como também é chamado, trata-se de uma ferramenta de planejamento estratégico que ajuda a atingir metas.
Seus criadores são Robert Kaplan e David Norton, dois professores da escola de negócios de Harvard, uma das universidades mais respeitadas do mundo. Durante a análise, normalmente há também a utilização de ferramentas tecnológicas, tal como softwares ERP e a famosa TI (tecnologia da informação). Os quatro indicadores do BSC são:
Financeiro
O Balance Scorecard relaciona os objetivos de longo prazo com todas as medidas necessárias para atingir tais objetivos, baseando-se no desempenho econômico da organização.
Clientes
Na perspectiva dos clientes, o BSC visa analisar qual é o valor gerado pela organização para os seus clientes e o quão satisfeitos com tal valor assim como com a empresa eles estão. Para isso, é preciso alinhar os produtos e serviços oferecidos pela organização com as reais necessidades e expectativas de seus clientes.
Processos internos
Na perspectiva interna, o Balance Scorecard oferece a possibilidade de identificar todos os recursos que a organização possui, assim como suas capacidades e o que lhe falta ou faltaria para alcançar tanto os objetivos atuais quanto os futuros.
Aprendizado e crescimento
Essa perspectiva do Balance Scorecard tem um caráter mais humano e motivacional, voltado para os funcionários e os setores, buscando promover o aprendizado, o conhecimento e a tomada de decisões racionais por parte dos gestores, de modo que a organização/empresa possa crescer e atingir seus objetivos organizacionais.