Bucólico é uma palavra cujo significado está relacionado à natureza, ao mundo campestre e á simplicidade.
O que é bucólico
A origem da palavra bucólico vem do grego bou (bovinos) e Kolos (cultivar), originando o termo boukolikós.
Significado de Bucólico
Presente na literatura desde a antiguidade, o termo bucólico se refere a relatos, poemas e expressões artísticas ligadas à vida no campo, atividade pastoril e a natureza.
Derivada da poesia lírica, a poesia bucólica contou, em sua origem, com a produção de Teócrito (Grécia – séc. 3 a.C.) e Virgílio (Roma – séc. 1 a. C.)
Em contraposição à vida urbana, o significado de bucólico é relativo à idealização da tranquilidade do campo e à utopia de uma vida pacífica em meio à natureza.
A imagem bucólica exalta a natureza e o passado idealizado. Os personagens sempre buscam refúgio e consolo na natureza, normalmente para convalescer de dores de amor, cujo significado se expressa em imagens ternas.
Expressa inicialmente na poesia, o ideário bucólico se manifestou por meio de diferentes representações artísticas: teatro, música, pintura e escultura são alguns exemplos.
Além de se expressar por meio de poesia, é comum o ideário bucólico se fazer presente na pintura de quadros, nos quais são comumente retratadas cenas cotidianas de pastores descansando debaixo de árvores ou próximas a rios, na companhia de suas musas inspiradoras.
Nos séculos XVlll e XlX, o ideário bucólico ganhou nova projeção mundial, sendo que no Brasil se expressou por meio do bucólico arcadismo, também conhecido como neoclassicismo.
O uso do termo arcadismo revela a influência da herança grega e faz clara alusão a Arcádia, região do sul da Grécia com características bucólicas.
Apesar de ter perdido força ao longo do século XX, momento histórico em que se valorizaram questões antagônicas ao valorizado pelo bucolismo, a herança do ideário bucólico se faz presente até a atualidade e pode ser sentida na música, por exemplo, por meio da canção “Bucólico”, da banda Monte Cristo.