Bulimia, ou, bulimia nervosa é um transtorno alimentar que afeta o apetite, fazendo com que o indivíduo pratique hábitos prejudiciais à saúde, de modo que ele também possa desenvolver anorexia e chegar ao caso de magreza exagerada.
Pacientes com bulimia podem variar várias vezes de peso (o que também é prejudicial à saúde) e possuir associação com a anorexia. Independentemente da anorexia, a bulimia leva o paciente a um constante desequilíbrio alimentar e sabe-se que em 90% dos casos há indução ao vômito.
Bulimia e Anorexia
Pacientes com bulimia tendem a apresentar episódios de alimentação exagerada, isto é, comem muito em um curto espaço de tempo, sendo que posteriormente surge um sentimento de culpa por tal fato. Então é muito comum após isso as tentativas de vômito, uso de laxantes e tudo o que for possível para perder peso e evitar o acúmulo de gordura.
É comum os pacientes com bulimia possuírem a anorexia. A maior diferença entre as duas é que, na bulimia, há episódios de compulsão alimentar seguida por arrependimentos, e na anorexia a magreza exagerada, podendo levar à morte. Esse nível extremo de magreza é chamado de caquexia.
Causas da Bulimia
Ainda não existe uma causa conhecida para a doença. A bulimia é um transtorno alimentar, e por conta disso pode estar associada a diversos fatores, principalmente aspectos psicológicos e a idealização de um padrão de beleza.
A bulimia não somente é um transtorno alimentar, como também um distúrbio de imagem, onde o doente vê-se de uma maneira inferior, possui baixa-autoestima e se enxerga sempre acima do peso.
Sintomas da Bulimia
O elemento mais marcante na bulimia são os episódios de compulsão seguidos por culpa e arrependimento. O paciente quer, a todo custo, evitar o ganho de peso/massa, normalmente apelando não somente para dietas perigosas ou jejum, como também à indução ao vômito.
Tratamentos para Bulimia
Normalmente são multidisciplinares, o que envolve acompanhamento psicológico, como terapias comportamentais, antidepressivos e remédios que possam estabilizar o humor do paciente. A terapia cognitivo-comportamental também é utilizada com bons níveis de sucesso e recuperação.
Por se tratar de um distúrbio sério e que pode trazer muitas consequências, a bulimia tem de ser tratada com muita maturidade e seriedade por toda a família, para que o paciente possa ter o amparo necessário e não venha a desistir do tratamento. Grupos de apoio também são recomendados para os pacientes com bulimia.