Burguês é como é chamado o indivíduo que vem da burguesia, ou seja, o indivíduo que vem da classe social que está ligada a detenção da produção industrial e ao comércio.
Na Idade Média, o burguês era o habitante do burgo, ou seja, das cidades cercadas por muros em que o comércio era bastante desenvolvido. Com o tempo, o termo burguês virou sinônimo de comerciante.
Já pelo final da Idade Média, a aristocracia não via os burgueses com bons olhos, pois esses ficavam cada vez mais ricos e paulatinamente foram tornando-se uma classe influente que foi pouco a pouco foi ofuscando a importância social dos nobres.
O burguês, à medida que ganhava importância social, foi desenvolvendo uma cultura própria, que os distanciava da plebe e ao que, mesmo tempo que se diferenciava dos nobres, os igualava em saber, polidez, cortesia, bons modos etc.
Com a Revolução Industrial, essa classe burguesa passou a assumir o controle da indústria, ou seja, dos meios de produção, e a partir de então, de acordo com a teoria marxista, passou a ser a classe dominante. O burguês agora é aquele que decide os rumos da sociedade e explora os menos favorecidos visando a máxima lucratividade.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.