Capataz é um substantivo masculino. O termo vem do Latim caput, que significa “cabeça”.
O significado de Capataz é o líder de um grupo de trabalhadores braçais, ou seja, é o indivíduo responsável de organizar, observar e liderar as atividades que os demais trabalhadores da fazenda estão fazendo.
O termo é muito conhecido na história, especialmente na época da escravidão, por ser o indivíduo responsável pela vigilância e punição dos escravos.
Um capataz é um trabalhador predominantemente rural, sendo uma espécie de chefe daquele determinado grupo ou mesmo um administrador de alguma fazenda.
O feminino de capataz é capataza. Porém, raramente encontram-se mulheres que exerçam a função de forma tradicional.
Em vários casos, o capataz pode ser visto como o “braço direito” do dono da propriedade, pois para este é lhe dado responsabilidades que estão relacionadas à confiança e lealdade. Assim, o capataz é também dito como o “subchefe” da propriedade.
O capataz, além de gerenciar o trabalho das pessoas que trabalham na fazenda, também precisa prestar contas para com o dono da propriedade sobre todas as ações que foram realizadas.
Capataz é sinônimo de:
- Administrador,
- Chefe,
- Encarregado,
- Feitor,
- Olheiro,
- Rendeiro.
O termo capataz ainda possui outra definição – podendo definir aquele indivíduo que possui a responsabilidade do relacionamento comercial entre as bancas de jornal de uma região e as empresas distribuidoras.
Além deste conceito, capataz é também a pessoa que tem a tarefa de cuidar da rede de pesca e que, ao partilhar, recebe a maior quantidade de peixes.
Capataz é o pseudônimo do cantor Hilton Cesar Serafim da Silva. Atualmente, ele trabalha com Gustavo Viola, formando a dupla Carreiro e Capataz, após ter feito dupla com João Carreiro por mais de 7 anos (de 2006 a 2014) e lançando 7 álbuns.
Capataz também é o nome de uma música de Lisandro Amaral.
Capataz é o nome de um vinho tinto de origem portuguesa, com aromas de frutas vermelhas.