Capcioso é o adjetivo para algo ou alguém que procura enganar, armar intrigas, que tem proposta traiçoeira e maliciosa, que é sutil e engenhoso.
O indivíduo de comportamento capcioso tem a capacidade de atrair os outros para intrigas, seduzir com a intenção de enganar, como um tipo de sofismo, onde procura induzir uma pessoa ao erro com ideias que parecem lógicas, mas que têm o objetivo de lograr.
Uma pergunta capciosa é aquela que tem uma dupla intenção e pode ser usada para obter uma informação privilegiada para usar contra a pessoa ou apenas para fazer uma piada com ela. Por exemplo, “fulano confessou que traía a namorada após pergunta capciosa da irmã” ou “depois de perguntar se a amiga queria uma mão (ouve-se um mamão) e receber resposta positiva, ele estendeu sua própria mão, enquanto a amiga pensou que receberia uma fruta”.
Logo, todas as perguntas capciosas são maliciosas e têm o objetivo de confundir a pessoa que as ouve ou fazê-la revelar fatos comprometedores.
A palavra “capcioso” na língua portuguesa tem origem no termo em latim “captiosus”, que significa “aquele que ilude, engana, falaz”. Mas é um termo que vem sendo pensado desde a Grécia Antiga, quando filósofos como Aristóteles ensinavam o sofismo que tem o objetivo de enganar um indivíduo do modo que preferir.
Capcioso é o antônimo de leal, honesto, íntegro, correto, justo e virtuoso. A palavra “capcioso” em inglês é “wily”.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.