Catalisador é uma elemento que diminui a potência de acionamento de uma reação química e majora a sua rapidez de reação, sem, entretanto, participar dela.
É uma palavra que vem do grego katálysis, que quer dizer “dissolução”, “decomposição”. A expressão foi seguida por Jöns Jacob Berzelius (1779–1848), químico sueco, e surgiu na lingua portuguesa no século XIX. Já a expressão catalisadora nasceu no século XX.
O catalisador tem a habilidade de apressar a reação química sem distorcer a formação química dos seus produtos e reagentes. Seu uso em reações não distorce a quantia de substância produzidas nela.
Em uma reação reversível, o catalizador também apressa a reação oposta, pois também será menor sua energia de ativação.
No organismo humano têm vários catalisadores, chamados de enzimas. A pepsina, gerada e secretada no estômago, e a ptialina, excretada pelas glândulas salivares, são tipos de catalisadores que majoram a rapidez de reação da digestão.
Pendendo do número de etapas presentes nas catálises, elas se classificam em:
O catalisador e os reagentes desenvolvem um sistema homogêneo, ou seja, formam uma fase única. É o fato, por exemplo, do que acontece nesse procedimento:
O catalisador e os reagentes compõem um sistema com diferentes etapas. Nesses métodos na maioria das vezes o catalisador é sólido.
Os catalisadores químicos são bastante usados na indústria química, especialmente na petroquímica, para apressar as reações e deixar o procedimento mais barato.
Cada reação química solicita um tipo distinto de catalisador:
Os catalisadores automotivos são extremamente importantes para o meio ambiente, o catalisador automotivo modifica gases danosos da combustão de combustível (óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos e monóxido de carbono) em derivados menos poluidores (gás carbônico, como o que respiramos na respiração, nitrogênio e vapor de água), é parte complementar do sistema de escapamento e é componente obrigatório por lei.
O catalisador automotivo é desenvolvido para trabalhar em acordo mútuo com o sistema de nutrição de combustível dos automóveis, que em bom funcionamento são competentes de transformar cerca de 98% dos gases prejudiciais e poluidores.
Os catalisadores biológicos são compostos pelas as enzimas que são proteínas particularizadas na catálise de reações biológicas. Estão entre as biomoléculas mais evidentes em função da sua extraordinária particularidade e capacidade catalítica, que são bastante elevados aos dos catalisadores determinados pelo homem.
Quase todas as reações que distinguem o metabolismo celular são catalisadas através das enzimas. Como catalisadores celulares super poderosos, as enzimas apressam a velocidade de uma reação, sem na verdade fazer participação nela como produto ou reagente. As enzimas agem ainda como reguladoras desse grupo complexo de reações. As enzimas são, deste modo, analisadas as unidades ativas do metabolismo celular.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.