Cético é uma adjetivo que serve para caracterizar os seguidores do ceticismo.
Cético é um sujeito que não acredita, tem dúvida de certas coisas, podendo ser chamado também de descrente; as pessoas podem ser consideradas céticas quando se recusam a aceitar uma teoria ou ideia, com base em determinada autoridade que ela representa ou impõe.
O ceticismo é um termo de origem grega que significa exame, examinar. Foi um termo criado por Pirro no século IV A.C.
É uma doutrina que está sempre em constante questionamento, e argumenta que nunca será possível assegurar a verdade absoluta de nada, que todos os seres humanos devem estar sempre em constante questionamento sobre tudo e todos, tanto em relação aos fenômenos religiosos, dogmáticos, como metafísicos.
Ao passar do tempo, o ceticismo se dividiu em duas linhas de pensamento o ceticismo filosófico e o ceticismo cientifico.
Entre as pessoas céticas há as que são chamadas de desenganadoras que dedicam seu tempo para o combate do charlatanismo, expondo a prática não científica e falsa.
Quando um religioso é afetado por um cético desenganador para que suas crenças sejam provadas, ele prefere difamar o ceticista, acusando-o de descrente para não ter que discutir as suas práticas religiosas.
Os praticantes do pseudoceticismo geralmente não mantém seu perfil de questionador, eles partem diretamente para o modo de negação.
Uma pessoa cética desconfia das coisas e informações; a não cética acredita com mais facilidade.
Deu-se início com o surgimento da escola de Pirro, que acabou se expandido e começou a ser chamada de nova academia, ela ampliou várias perspectivas teóricas, questionando assim mentiras e verdades absolutas.
Pirro e seus seguidores alegavam que não havia a possibilidade de se alcançar totalmente o conhecimento e passaram a adotar metodologias empíricas para que seus conhecimentos fossem afirmados. Sendo assim, o ceticismo filosófico dedicou-se exclusivamente a examinar criticamente a percepção da verdade e o conhecimento.
O ceticismo científico tem extrema ligação com o ceticismo filosófico que é considerado a base de tudo, porém, eles não são totalmente idênticos, sendo assim, muitos praticantes do ceticismo filosófico não concordam com as teorias do ceticismo científico.
A sua linha de pensamento é totalmente contemporânea, seus seguidores se identificam como pessoas que apresentam posições críticas, baseando-se nos métodos científicos para poder validar as coisas e no pensamento critico. Geralmente essa necessidade de validação, já a compreensão cientifica é usada na área da saúde, pois não se pode colocar a vida de uma pessoa em risco – realizando experimentos sem a total comprovação da eficácia dos mesmos.
Desde o momento em que o aquecimento global passou a ser debatido, a climatologia se transformou numa área científica, capaz de produzir polêmicas.
Os chamados céticos do aquecimento global não deixam de acreditar que ele existe, mas que não é causado pela ação do ser humano e sim por outros fatores.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.