Checklist é uma palavra que chegou até o português importada do inglês. O significado de checklist, ao pé da letra, seria algo como “lista de checagem”.
Por ser uma palavra estrangeira, costumam surgir dúvidas quanto à forma correta de se escrever checklist. Isso ocorre pois a língua portuguesa não costuma ter encontros consonantais como “ckl”. Assim, muitos escrevem “check list”. A forma correta de escrever é junto: checklist. Qualquer grafia diferente desta está errada e não deve ser utilizada.
O que é checklist
Na verdade, checklist é uma espécie de lista de verificações que é utilizada para organizar ideias e itens de modo a não se esquecer de nada. Um checklist pode ser utilizado para anotar tarefas que devem ser cumpridas, coisas a comprar ou qualquer outra espécie de lista.
A ideia é escrever os itens e assinalar quando ele tiverem sido cumpridos.
Checklists são, portanto, muito úteis, de maneira especial nos dias atuais, quando o fluxo de informação é constante e a tecnologia facilita a vida, o que acaba diminuindo a capacidade que as pessoas possuem de memorizar coisas. Assim, as checklists evitam esquecimentos.
As checklists são muito utilizadas em diversas áreas, especialmente na área de segurança no trabalho. Nesse ramo, as checklists costumam ser utilizadas para poder garantir que as NR (Normas Regulamentadores de Segurança e Saúde no Trabalho) sejam cumpridas devidamente. Essas NR podem ser encontradas no Portal do Trabalho e Emprego, disponibilizadas pelo governo federal. Cabe a cada empresa organizar sua própria checklist a partir dessas NR.
As checklists também costumam ser largamente utilizadas para a organização de eventos, pois isso é um trabalho que exige a coordenação de diversos fatores para que tudo ocorra conforme o que foi planejado.
Por exemplo, para a boa organização de um casamento é necessário uma checklist para a lista de fornecedores, uma checklist para os momentos da cerimônia, outra para os momentos da festa, outra para os detalhes que os noivos fazem questão… Essa mesma necessidade existe com outras festas grandes, como é o caso das festas de 15 anos. Tanto nelas quanto em casamentos a checklist costuma ser responsabilidade da empresa de cerimonial.