Checkout é um termo em inglês, oriundo da junção de duas palavras: check (verificar) e out (fora). Deste modo, o significado de Checkout é fechar uma conta ou dar baixa em algum tipo de processo já que o termo faz referência ao ato de sair.
O termo checkout é muito empregado tanto em hotéis, quanto em aeroportos. No primeiro caso se refere ao encerramento da hospedagem e é uma contraposição a checkin que é usado para designar o ato de entrada ou início da hospedagem de um cliente.
Geralmente os hotéis demarcam os horários de entrada e saída, os quais compõem a diária do estabelecimento. No caso do checkout, assim que o horário estabelecido é ultrapassado, conta-se nova diária.
É comum alguns hóspedes, logo quando chegam ao hotel e percebem que falta pouco para a contagem de nova diária, aguardarem o horário para não terem que pagar uma diária a mais, o que faz sair mais barato para o seu bolso.
Quanto aos aeroportos é mais comum o uso do termo checkin que significa o ato de se apresentar no balcão da empresa aérea pela qual irá viajar, para apresentar sua documentação, verificar a bagagem e pegar o bilhete de embarque.
O termo também é empregado em supermercados ingleses, onde é bastante comum encontrar o termo checkout conter, que se refere ao caixa onde se deverá pagar pelas compras realizadas.
Check-out ou checkout?
Existem três formas de grafia para o termo: Check-out, checkout e check out. O primeiro é uma variação do segundo enquanto o checkout, por sua vez, é empregado, na língua inglesa, ora como adjetivo, ora como substantivo e isso dependerá do contexto da frase utilizada. Entre essas duas primeiras grafias é mais comum encontrar checkout.
Já o termo separado, check out, é considerado um verbo e é empregado em situações que deseja atenção de outra pessoa, seja uma ordem ou mesmo uma mensagem de alerta para algo importante e até perigoso.
Checkout transparente
O checkout é também utilizado na internet em e-commerces ou comércios eletrônicos. Nesta modalidade, o termo é empregado para designar a finalização do processo de pedidos de compra, após a conferência dos produtos no chamado “carrinho virtual”.
O chamado checkout transparente é um substituto para o checkout online que era considerado um processo complicado e que acabava provocando a desistência do usuário de finalizar as suas compras por não sentir segurança e confiança no modelo utilizado no site e, com isso, o carrinho virtual era abandonado e a compra perdida.
Deste modo, para se resolver o problema, o checkout transparente foi utilizado como ferramenta de simplificação onde centraliza todas as informações importantes e necessárias sobre a compra em uma única página, onde o usuário não perde o tempo.
Além disso, outra alteração importante e positiva foi o fato de que o checkout transparente eliminou as janelas pop up que acabavam por incitar o nervosismo e desistência do usuário em realizar a compra desejada.
Assim sendo, com a implementação do checkout transparente os lojistas virtuais conseguiram converter as vendas em maior número, assim como em pouco tempo, o que veio a beneficiar também os clientes que “fecham” as suas compras rapidamente e em poucos cliques. Este método tem sido adotado por muitos sites.