Chucrute é um estrangeirismo, isto é, uma palavra adaptada do idioma alemão, sauerkraut, que, literalmente, quer dizer “erva azeda”.
O que é chucrute?
Chucrute é o prato típico da Alemanha, preparado com repolho picado e fermentado em salmoura, servido como acompanhamento de outros pratos de salsicharia. O termo brasileiro é uma adaptação do francês, choucroute.
O chucrute, tradicionalmente, é feito apenas com repolho, água e sal, embora existam receitas com variações, utilizando outros ingredientes, como gengibre, cravo da índia ou vinho branco, entre outros.
A preparação do chucrute é feita começando pelo processo de murchar o repolho num ambiente arejado, para facilitar o corte, utilizando-se apenas os repolhos mais firmes, sem folhas estragadas. No corte, as folhas externas são removidas e o centro é aberto com uma faca cônica, sendo depois cortado em tiras finas para ser fermentado.
A fermentação é feita com grande quantidade de sal para evitar a degradação do repolho por microrganismos, possibilitando o desenvolvimento de bactérias de fermentação lática, mantendo o repolho pressionado no tanque em que está sendo salgado.
As condições de salga do repolho permitem o crescimento dos microrganismos com produção de gás, em temperaturas que variam de 18 a 20 graus e com controle do ar, já que as bactérias são microaerófilas. Depois da fermentação, os tanques são vedados e levados para o consumo ou enlatados para venda.
No Brasil, o chucrute é bastante apreciado na Região Sul, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pelas famílias de descendentes de imigrantes alemães, que ainda mantém diversas das tradições dos antepassados.