Cínico é um adjetivo masculino, cujo termo original serve para indicar alguém que pertence uma seita filosófica que desprezava as conveniências sociais. Cínico vem do substantivo cinismo, cuja origem da palavra advém do grego kynismós, e representa a escola de origem grega, que foi fundada por Antístenes, discípulo de Sócrates.
Dentro dessa ideia, cinismo tem como significado a renúncia dos bens e prazeres desta terra até a pessoa se tornar independente das necessidades sociais e também vitais. Esse domínio completo de si mesmo proporcionaria uma felicidade ímpar, pois a pessoa estaria afastada das coisas da vida, suas leis e convenções, que impediam a plenitude do ser humano.
Vale ressaltar que cinismo, ao contrário de cínico, não possui acento, logo, não está correto a grafia cínismo.
Em sentido figurado e pejorativo, cínico tem como significado alguém que não respeita os sentimentos ou mesmo os valores da sociedade, nem mesmo as convenções sociais.
Há outros significados para o que é ser cínico. Entre eles estão: impudente, obsceno, impudico. No entanto, é possível também qualificar negativamente uma pessoa cínica de desavergonhada, descarada, sem pudor ou mesmo impassível.
Há dúvidas quanto à escrita da palavra, se seria cínico ou sínico. No entanto, no significado que está exposto neste artigo, o correto é cínico, com a letra “c”. Sínico, com “s”, é uma palavra do latim medieval que também é um adjetivo masculino. Neste caso, sínico indica qualquer coisa relativa à China ou aos chineses (um objeto, uma pessoa, um acordo comercial, por exemplo). Também é possível escrever sínica, a versão feminina de sínico. No entanto, vale frisar, as duas palavras possuem acento. Não se escreve, portanto, sinico ou sinica.
Há na internet inúmeras frases com cínico, expressando como é valiosa a reflexão sobre esta ideia. O famoso escritor britânico Oscar Wilde, por exemplo, cunhou uma frase lapidar a respeito: “Um cínico é um homem que sabe o preço de tudo, mas o valor de nada”.
Já o jornalista, escritor e tradutor pós-romântico português, José Valentim Fialho de Almeida, cravou um pensamento irônico a respeito do cinismo: “Um cínico disse: só os imbecis se portam bem. E eis aí uma verdade universal”.
Existem diversos termos cujo sentido pode ser classificado como sinônimo de cínico. Eis alguns:
- Arrogante;
- Atrevido;
- Cara de pau;
- Debochado;
- Desavergonhado;
- Despudorado;
- Devasso;
- Fingido;
- Hipócrita;
- Imoral;
- Impudente;
- Insolente;
- Obsceno;
- Ousado;
- Petulante;
- Safado;
- Sarcástico;
- Sátiro;
- Sem-vergonha;
- Sujo;
- Tartufo.