Cinismo é substantivo masculino com origem no Latim cynismus, mas que provém da palavra grega kynismós. Há, porém, controversas sobre a origem do termo, sendo que muitos afirmam que a palavra tem derivação do grego Kýon, que significa cão – usado para indicar que o cínico negligenciava a família, sociedade, entre outros assuntos de forma parecida ao cão.
O significado de Cinismo é uma doutrina filosófica e um sistema dos cínicos, criada por Antístenes, discípulo de Sócrates. Filósofos que adotavam o cinismo possuíam como objetivo viver a virtude segundo a natureza, ou seja, fugir da comunidade e se tornarem autossuficientes.
O nome desta doutrina, de acordo com diversos testemunhos, vem de Cinosargo – ginásio localizado perto de Atenas – onde vários membros se reuniam.
Dois nomes marcantes estão presentes nesse sistema filosófico:
Ao ser indagado, Diógenes apenas respondeu que desejava que o dono do maior império se retirasse de sua frente, pois estava atrapalhando seu banho de sol.
A filosofia cínica, portanto, é uma escolha de vida – assim como da liberdade total ou absoluta, bem como da independência acerca das necessidades inúteis. A filosofia cínica também recusava a vaidade a ao luxo – existentes na vida social. Dessa forma, os cínicos abdicavam da fama e dos poderes dos valores sociais. Os cínicos ainda não acreditavam que esses fatores influenciavam na felicidade verdadeira.
Em suma, a filosofia cínica tem como objetivo alcançar a paz interior e a felicidade sem os bens e prazeres terrenos e através da independência de qualquer necessidade vital e social.
Em sentido figurado, o termo cinismo ganha uma conotação pejorativa – significado um ser humano que é mordaz, pois não respeita valores e sentimentos, muito menos as convenções sociais.
Uma pessoa cínica também pode ser um indivíduo com caráter desavergonhado, descarado, impassível, imprudente e obsceno.
Cinismo tem como sinônimos os termos: arrogância, insolência, petulância, sarcasmo, hipocrisia, fingimento e atrevimento.
Cinismo ilustrado é uma página disponível na internet que é composta por variadas ilustrações e imagens que tratam sobre o cinismo, porém de forma bem humorada. A autoria é de Eduardo Salles, designer mexicano que também é publicitário, ilustrador e escritor.
De autoria de Philippe Layargues, o artigo chamado “O cinismo da reciclagem – o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental” aborda os 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) como pedagogia.
A pedagogia dos 3Rs que Philippe discute é aquela discutida nas escolas, onde possui um efeito não reflexivo, simplesmente comportamental e ilusório.
Para Layargues, a abordagem acaba estimulando os indivíduos a consumires os produtos (especialmente os descartáveis) sem nenhuma preocupação, já que eles são recicláveis e ecológicos.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.