Circuncidado é um adjetivo e substantivo masculino e flexão do verbo circuncidar, estando no Particípio. Dessa forma, sua origem vem do Latim circumcidere, cujo significado é “cortar ao redor”.
O significado de Circuncidado, como um substantivo masculino, para designar aquele indivíduo que passou por uma circuncisão – nome dado a uma pequena cirurgia que remove o prepúcio, a pele que recobre a glande, a extremidade do pênis.
A cirurgia de circuncisão é muito antiga, datando de sua realização há mais de 5 mil anos, com grande parte ocasionada por razões religiosas entre muçulmanos e judeus – quando não existia motivação religiosa, a cirurgia era feita como um rito de passagem para os jovens que estavam se tornando homens.
Em outros casos, um jovem era circuncidado como uma forma de aumentar a higiene e “purificar a alma”, conforme relatos encontrados.
A circuncisão não é uma cirurgia recomendada por várias Sociedades de Pediatria, no entanto pode acontecer que um médico indique o procedimento em casos de:
- Infecção do pênis,
- Fimose patológica – condição em que há a falta de retratilidade do prepúcio.
Deixar o pênis circuncidado também faz com que a masturbação e o sexo sejam melhores.
Como adjetivo, circuncidado designa o que sofreu uma circuncisão.
“O paciente circuncidado passa bem.”
Na internet, existem muitos artigos que anexam fotografias e vídeos sobre como é feita a cirurgia para deixar um homem circuncidado. Neles, é possível entender mais para que serve a circuncisão, suas vantagens e desvantagens, qual médico procurar e quando realizar a cirurgia.
Circuncisão na Bíblia
A circuncisão masculina era feita em todos os meninos judeus como um modo de representar que estes pertenciam ao povo judeu e também à aliança de Deus.
Quem não era circuncidado, não era considerado judeu.
De acordo com a razão religiosa, a circuncisão foi um sinal dado por Deus ao povo judeu e pode ser encontrado em Gênesis 17:12-13, onde Este dizia que era uma marca no corpo que para sempre seria lembrado como um sinal de pertencimento ao povo de Deus.
A circuncisão, de acordo com a Bíblia, foi estabelecida por Deus quando houve Sua aliança com Abraão. Conforme o que está escrito, Deus prometeu abençoar Abraão e ser seu Deus caso ele obedecesse aos mandamentos.
Em Gênesis 17:9-11, vê-se que a circuncisão era um sinal que a pessoa descendia de Abraão e também fazia parte desta aliança.
Circuncisão feminina
A prática é conhecida como mutilação genital feminina, consistindo na remoção ritualista de parte ou total dos órgãos sexuais externos da mulher.
Essa forma de circuncisão não está relacionada a motivos religiosos e ainda acontece em países da Ásia, África e Oriente Médio, em grande parte sem anestesia enquanto usa-se uma lâmina de corte.
Em algumas culturas, há somente a remoção do clitóris como uma maneira de fazer com que a mulher fique mais submissa ao homem.
De benefícios, não existe algum. Pelo contrário, existem várias consequências negativas com a circuncisão feminina, como é o caso de prováveis infecções, hemorragias, complicações na hora do parto e até mesmo impossibilidade de engravidar. Um fator é certo: a mulher deixa se sentir prazer no ato sexual, ficando totalmente controlada pelo homem.