Clãs é o plural da palavra clã. O termo se origina do Gaélico Escocês clann, que significa “crianças”. Curiosamente, a forma estendida deste termo, clannad, quer dizer “família”.
O que são Clãs:
O significado de Clãs se refere ao grupo de indivíduos que estão ligadas graças a um certo grau de parentesco e linhagem. Esta relação existe por conta da existência de um ancestral comum.
Por isso, clãs são os grupos de pessoas que fazem parte de uma mesma família. É comum se referir aos clãs como bandos ou tribos.
O parentesco são laços que podem ser somente simbólicos, sendo que os clãs “escolhem” algum ancestral em comum e que possam compartilhar. Este ancestral será o símbolo daquele determinado clã. Alguns clãs compartilham um ancestral que não é humano, mas sim um totem animal.
Vale lembrar que o parentesco não é a mesma coisa que a relação biológica, pois esta última aborda processos como adoções, casamentos e vários outros laços genealógicos.
Na área da Antropologia, os clãs são aqueles grupos de pessoas que têm relação de ascendência e descendência em comum.
Obviamente, muitos clãs são definidos como subgrupos de tribos, comportando milhares de pessoas, podendo também apresentar formações com membros de um só sexo, sendo que aqueles clãs que são formados por linhagem masculina são chamados de clãs patrilineares, e aqueles formados por linhagem feminina são chamados de clãs matrilineares. Os clãs bilaterais são aqueles que possuem tanto a linhagem masculina como a linhagem feminina, descendentes de um ancestral maior.
Alguns antropólogos também descrevem que há sistemas particulares de escolha de cônjuges, quando estudados os clãs do continente americano.
Em alguns clãs, o homem não pode se cansar dentro do seu próprio clã, muito menos no clã do pai e nem no clã do avô materno (sistema esse que foi visto em sistemas matrilineares). Em sistemas patrilineares, a regra é que um homem não pode se casar dentro do seu próprio clã, muito menos no clã da mãe e nem no clã da avó paterna.