Código é um substantivo masculino. O termo vem do Latim codex, que significa “livro, principalmente de leis”, que originalmente definia o “tronco de árvore”. Somente no começo do século XIX, o termo ganhou a definição de “escrita secreta”.
O significado de Código se altera dependendo do contexto em que a palavra se encontra, podendo aparecer na área da Biologia, na língua Portuguesa, na Comunicação, na linguagem, etc.
O que é código no Direito, por exemplo, é considerado como um dos significados mais importantes e conhecidos para a palavra. É, nesse caso, a “coleção de leis, disposições ou regulamentos sobre qualquer matéria”. É o que se vê no Código Penal, Código Civil, entre outros.
Outra definição de código ainda aborda a coleção de preceitos ou normas de comportamento. Exemplos são: o código de conduta que as empresas utilizam, bem como o código de ética e o código de honra.
Em outras situações, vê-se a palavra código tendo como acepção:
Em determinados sites, em que se necessita a criação de uma conta, pode-se existir o termo “código” ao invés de “senha” ou “palavra-chave”.
A combinação, através de regras, desses sinais ou símbolos corresponderá a uma determinada informação, mensagem ou significado. Por exemplo, determinados sons, gestos, figuras, cores, etc.
Um exemplo é o Código Morse: sistema inventado por Samuel Morse, que tem sua comunicação efetivada através da combinação e representação de letras e números por séries de traços (sons ou lampejos longos) e pontos (sons ou lampejos curtos). Este código é famoso por ter sido a forma utilizada pelo navio Titanic quando requisitava, com urgência, auxílio ao bater em um iceberg, em 1912.
É a transposição de sistemas de símbolos que seguem regras que ocultam as informações e que são difíceis de serem descobertas por quem não está a par destas normas relacionadas. Ou seja, olhando-se a mensagem, ela parecerá incompreensível. O código, nessa situação, não altera qualquer significado da informação que está sendo transmitida.
Por exemplo: “Criamos um código secreto para nos comunicarmos com privacidade.”
O código, nessa ideia, seria a língua, o idioma.
Exemplos são de produtos de estoque ou de usuários de um serviço.
Existem várias expressões que contêm o termo “código”. Vale conhece-las:
O código de barras é um sistema de representação de série alfanumérica, pois pode identificar um produto e seu preço, por exemplo, além de dados sobre seu estoque, se necessário.
Com o código, há definido o logradouro, o município, CEP e outros dados.
Esta é uma ação presente em praticamente todos os seres vivos, sendo definido como uma “correspondência” entre os vários códons (que são as sequências de nucleotídeos) nas moléculas de DNA e RNA e os referentes aminoácidos específicos.
O código genético foi o que os cientistas mapearam através de uma equipe de pesquisadores em relação aos genes do parasita que causa a malária, atitude que pode facilitar o desenvolvimento de melhores tratamentos, vacinas e drogas.
Por exemplo, código deontológico dos enfermeiros, código deontológico do jornalista, etc.
QR Code é um novo código de barras em 2D que tem como maior diferencial com o código de barras comum a representação gráfica, sendo utilizado em grande escala no mercado publicitário.
Código de Hamurabi é o nome dado a uma coleção de leis escritas pelo sexto rei da Babilônia, Hamurabi, escrito em um bloco de rocha de diorito que está preservado no Museu do Louvre, em Paris, França. Esta antiguidade foi encontrada em 1901 por um arqueólogo francês e é considerado um dos maiores exemplos mais bem conservados de leis escritas provenientes da Mesopotâmia.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.