Colesterol HDL é um substantivo masculino. Colesterol é um termo que vem do Grego khole, que quer dizer “bile”, mais stereos, que significa “sólido, duro”. HDL é uma sigla inglesa para High Density Lipoproteins, que significa “Lipoproteínas de Alta Densidade”.
O que é Colesterol HDL:
O significado de Colesterol HDL é aquele que é transportado pelas lipoproteínas HDL, isto é, é o “bom colesterol”, pois ele possui a capacidade de remover as moléculas de gordura que estão depositadas nas artérias e promovem o transporte delas de volta ao fígado para que estas sejam metabolizadas e eliminadas.
As lipoproteínas são um tipo de proteínas de possuem a responsabilidade de transportar o colesterol pela corrente sanguínea, pois este não é capaz de se misturar com o sangue. Ou seja, permitir que o colesterol permaneça acumulado nas artérias pode resultar em diversos problemas de saúde. Isso quer dizer que o “colesterol bom” auxilia na eliminação do “colesterol ruim” (o conhecido LDL).
É claro que o colesterol em si é fundamental para o organismo, pois possui funções na produção das membranas celulares e de alguns hormônios. Entretanto, qualquer diminuição ou aumento considerável (tanto no “colesterol bom” como no “colesterol ruim”) é motivo de preocupação.
Um bom nível de HDL no organismo visa prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, tais como infarto, AVC, aterosclerose, entre outros.
A própria produção do colesterol HDL (pelo menos grande parte do colesterol que circula pelo organismo) é feita no fígado, mas a alimentação também tem papel influenciador na produção, aumentando seus níveis.
Pode-se apostar nos seguintes alimentos que aumentam o colesterol HDL:
- Amêndoas,
- Azeitona,
- Nozes,
- Salmão,
- Abacate,
- Coco,
- Sardinha,
- Aveia,
- Alho,
- Cebola,
- Entre outros.
Há uma orientação também relacionada à atividade física, onde é recomendável a prática pelo menos 3 vezes por semana para melhorar o condicionamento cardiovascular.
Colesterol LDL
O colesterol LDL indica o “colesterol ruim”, isto é, aquele que está diretamente relacionado com a formação das placas de gordura nos vasos sanguíneos, facilitando a ocorrência de problemas cardiovasculares.
A sigla LDL indica, em inglês, Low Density Lipoproteins, que significa as “Lipoproteínas de Baixa Densidade”.
Causado por fatores hereditários, além de sedentarismo, má alimentação e idade, colesterol LDL é particularmente perigoso quando em níveis altos, em especial por ser assintomático.