Colesterol é um substantivo masculino.
Colesterol é um tipo de gordura (lipídio) que ocorre e é encontrada de forma natural no organismo de seres humanos e animais. O colesterol possui uma função vital, pois é o componente das membranas celulares no corpo – podendo ser encontrado nos nervos, músculos, cérebro, pele, coração, intestinos e fígado.
O colesterol ainda é usado pelo corpo para produzir diversos hormônios, além de vitamina D e ácidos biliares. Dessa forma, 70% do colesterol é produzido pelo fígado – os 30% restantes provém da alimentação (encontra-se em carnes, ovos e derivados do leite, por exemplo).
Esse tipo de gordura precisa se atrelar às lipoproteínas (compostas por lipídios em seu interior e proteínas em seu exterior) para ser transportada pelo sangue: o colesterol é gorduroso, enquanto que o sangue é aquoso.
As principais lipoproteínas que facilitam o transporte do colesterol são: LDL, HDL e VLDL.
Contudo, o excesso de colesterol no sangue é visto como um dos maiores e mais preocupantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças coronárias e cardíacas.
HDL é uma sigla inglesa para High Density Lipoproteins, ou seja, lipoproteínas de densidade alta.
O colesterol HDL é muitas vezes chamado também de “colesterol bom”, pois tem como responsabilidade retirar e transportar a gordura para fora das artérias até o fígado, que terá a função de eliminá-la através da bile e fezes.
LDL é outra sigla inglesa para Low Density Lipoproteins, ou seja, lipoproteínas de densidade baixa.
O colesterol LDL é, ao contrário do HDL, chamado de “mau colesterol”, já que altos níveis dele no sangue acarretam maior acúmulo de colesterol nas artérias, aumentando o risco para a saúde de uma pessoa.
Também como sigla inglesa, VLDL quer dizer Very Low Density Lipoproteins, que significa lipoproteínas de densidade muito baixa.
É visto como um “colesterol ruim” também, especialmente por ter uma composição maior de triglicerídeos.
O risco de doenças cardíacas se torna muito maior quando o nível de VLDL no sangue aumenta.
Geralmente, os exames de sangue somente apontam os níveis do HDL e LDL. Para que o VLDL apareça, um teste específico deve ser solicitado pelo médico. É muito importante ser feito por pessoas que possuem histórico familiar de colesterol elevado ou mesmo de doenças cardíacas.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.