Complexo é um adjetivo e substantivo masculino, derivado do Latim copmlexus que significa “o que inclui, o que rodeia” particípio do passado de complecti que é “abraçar, rodear”, junção de com “junto” + plectere “tecer, entrelaçar”.
O significado de complexo é conjunto de coisas, circunstâncias ou atos que estão ligados, entrelaçados entre si. Complexo é aquilo que contém muitas partes, podendo ser considerado por diversas partes.
Como adjetivo, complexo é algo que possui difícil compreensão, é confuso e com falta de percepção. Também pode ser uma construção com diversas partes ligadas entre si, algo que compreenda muitos elementos, como o Complexo do Alemão e o Complexo de Vira-Lata – trauma dos brasileiros em 1950 com a derrota da Seleção Brasileira para a Seleção Uruguaia – por exemplo.
Na área da Química, complexo é um sal formado pela junção do íon metálico central a outros elementos ou aos íons ligantes.
Na área da Psicologia, complexo é um sistema de pensamentos reprimidos que podem gerar alguns comportamentos patológicos, ou seja, uma organização de ideias que pode levar um sujeito a se comportar ou não de tal maneira.
Um exemplo disse é o complexo de inferioridade, onde o indivíduo se sente constantemente inferior aos que estão em sua volta.
São sinônimos de complexo:
- · União
- · Conjunto
- · Agrupamento
- · Confuso
- · Embaraçado
- · Mistura
- · Mesclado
- · Compósito
- · Misto
- · Heterogêneo
- · Composto
- · Profundo
- · Obscuro
- · Intrincado
- · Labiríntico
- · Incompreensível
- · Difícil
- · Complicado
- · Multifacetado
- · Multifário
- · Multímodo
- · Multiforme
- · Vário
- · Dificuldade
- · Problema
- · Timidez
- · Inquietação
- · Perturbação
- · Abstruso
E seus antônimos são:
- · Unidade
- · Homogêneo
- · Simples
- · Acessível
- · Básico
- · Sopa
- · Uniforme
- · Invariável
- · Unímodo
- · Incomplexo
- · Descomplicado
- · Compreensível
- · Desintrincado
- · Elementar
- · Evidente
- · Moleza
- · Rudimentar
Complexo B
O complexo B é um conjunto de nove vitaminas hidrossolúveis e quatro vitaminas relacionadas que têm uma importante ação no metabolismo celular, ou seja, é um complexo vitamínico.
Elas são as principais responsáveis pela saúde emocional e mental do ser humano, além de manter a saúde de nervos, fígado, pele, cabelos, boca e ser útil em casos de ansiedade e depressão.
São elas que estimulam e controlam a liberação do suco gástrico intestinal. Podem ser encontradas em frutas, feijão, vegetais verdes, cereais integrais, leite, ovos carne, peixe e legumes.
Complexo de Golgi
O Complexo de Golgi na Biologia celular é uma organela de células eucarióticas, também conhecido como complexo golgiense, golgiossomo, aparelho de Golgi e dictiossoma. De modo mais abrangente, o complexo de Golgi é uma organela citoplasmática formada por certas vesículas presentes em células eucarióticas.
A principal função do complexo de Golgi é armazenar e eliminar as substâncias que são produzidas pela síntese celular pelo processo de secreção. Além disso, também é responsável pela formação de lisossomos, da lamela média dos vegetais, do glicocalix e do acrossomo do espermatozoide.
Complexo de Édipo
O complexo de Édipo foi inspirado na tragédia grega de Édipo Rei – onde Édipo mata seu pai e casa-se com sua mãe sem ter conhecimento, se tornando assim rei – e foi idealizado por Sigmund Freud.
O termo faz referência aos desejos tanto amorosos como hostis que os filhos tem para com a mãe. O tempo “complexo de Édipo” é apenas aplicado para casos entre menino e mãe. Já os entre meninas e seus pais é chamado de Complexo de Electra.
Se trata do direcionamento da libido da criança para um de seus pais e o ciúmes para com o outro pai – ou mãe, a depender do caso.
Ambos os complexos são desenvolvidos durante o estado fálico do desenvolvimento psicossexual da criança, entre a formação da libido e do ego – mais ou menos entre os 3 até os 6 anos de idade. Apesar desse conceito, é possível que o complexo possa ser desenvolvido antes ou depois dessa idade.