Compreensão é um substantivo feminino que significa o ato de entender e assimilar algo, isto é, a capacidade de compreender intelectualmente alguma coisa com clareza.
O termo vem do latim comprehensio, que quer dizer ação de agarra. Um dos significados de compreensão é, portanto, se agarrar a tal informação ou conhecimento.
Compreensão pode ser observada de acordo com outro ponto de vista. Sob o ângulo das emoções, compreender pode indicar um sentimento de benevolência a alguém.
Esses são alguns dos principais sinônimos de compreensão:
- apreensão
- assimilação
- clareza
- complacência
- discernimento
- entendimento
- envolvimento
- percepção
- tolerância.
Já os antônimos de compreensão mais conhecidos são:
- desconhecimento
- desentendimento
- desprezo
- exaltação
- incompreensão
- ignorância
- indignação
- intolerância
- intransigência.
Compreensão e Interpretação
Para que ocorra a compreensão de alguma coisa, é preciso que o indivíduo faça a interpretação daquilo. É necessário que se desvende os distintos significados do texto para compreender o contexto no qual aquilo foi construído.
Por isso mesmo que há diferenças entre a compreensão de texto e a interpretação de um texto. Enquanto a compreensão refere-se àquilo que está claro no texto, a interpretação requer que a pessoa perceba o que está além-texto.
O mesmo vale para compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. No primeiro caso, é preciso compreender aquilo que está escrito, uma reflexão de um poeta, por exemplo. Nos textos não verbais, a interpretação deve se dar por uma figura, uma foto, em que não há texto, abrindo espaço para diferentes interpretações.
Outros usos para a compreensão
A compreensão e interpretação de textos literários e/ou informativos é fundamental para se sair bem em concursos, pois são áreas muito abordadas nesse tipo de exame. Assim como a compreensão de estruturas lógicas, pois o uso de perguntas com raciocínio lógico também é requerido nessas provas.
Já a compreensão auditiva é muito usada no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira. Através de um conhecimento mais profundo nas formas de falar, expressões idiomáticas, gírias, sotaques etc. que a pessoa compreenderá melhor uma língua.
Há até o livro Compreensão Astrológica da Personalidade (Betty Lundsted), que reúne psicanálise e astrologia e indica as possibilidades de desenvolvimento interior a partir dos símbolos astrológicos.