Confins é uma palavra do dialeto popular usada desde a Idade Média para designar locais fora dos horizontes.
O que é Confins?
Confins é um substantivo usado sempre no plural, indicando o limite ou extremidade de uma localização física, como um país ou cidade. É o designativo de uma parte de um território que faz fronteira com outra localidade.
No seu sentido figurado, confins também pode significar um lugar muito distante, desconhecido, que era usado pelos portugueses da Idade Média para indicar terras ainda não exploradas.
Temos exemplo na tradução bíblica da utilização da palavra confins, no livro de Atos, quando Jesus fala aos seus discípulos sobre sua missão de evangelização, de levar o Evangelho a todos os povos, depois que ele subisse aos céus e quando o Espírito Santo descesse sobre eles, dizendo que os apóstolos seriam suas testemunhas até os confins da terra, espalhando a mensagem nos locais mais distantes. Em latim, a Bíblia refere-se a “ultimum terrae” para se referir a confins.
Confins também é o nome de um município brasileiro, no estado de Minas Gerais, pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde foi construído o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, também conhecido como Aeroporto de Confins.
A cidade de Confins é uma referência em arqueologia e paleontologia, com muitas ossadas pré-históricas retiradas de suas grutas, que hoje fazem parte do acervo do Museu de História Natural da Quinta da Boa Vista.
O mais importante fóssil encontrado em Confins foi o de uma mulher, apelidada de Luzia, encontrada na Lapa Vermelha, a poucos quilômetros do aeroporto. Descoberto no início da década de 1970, o esqueleto foi datado em 11 mil anos de idade, sendo mais antigo do que os historiadores imaginavam, constatando a presença do ser humano na América antes do que era considerado como fato.
Sua descoberta ainda provoca muitas discussões, uma vez que, na reconstituição do rosto de Luzia, surge a imagem de uma mulher com traços da raça negra.