Constipação (ou melhor dizendo, constipação intestinal) é um substantivo feminino com caráter médico utilizado para designar um estado originado pela alteração do trânsito intestinal, o que acaba por resultar na retenção das fezes e posterior dificuldade no processo de evacuação; ou seja, existe a dificuldade de “ir ao banheiro”, além de prisão de ventre. A constipação intestinal também é comumente referida como obstipação ou obstipação intestinal.
A constipação também pode ser utilizada como sinônimo dos resfriados, que também são chamados de nasofaringite e, na prática, tratam-se de uma infecção viral que atinge as vias aéreas e todo o aparelho respiratório em sua porção superior.
Constipação Intestinal na Gravidez
Durante o período de gravidez, as mulheres ficam mais expostas ao risco de desenvolvimento da constipação intestinal, sendo que tal fator deve-se ao hormônio feminino progesterona, que causa diminuição da concentração de fibras musculares de caráter liso (que estão por todo o intestino). Tal diminuição acaba por gerar contrações musculares menos eficientes, gerando uma grande lentidão, o que acaba ocasionando a constipação intestinal na mulher grávida (e a eventual dificuldade na evacuação das fezes).
Causas de Constipação Intestinal
- Com exceção do caso das grávidas em que há alteração na atuação hormonal, em estados comuns a constipação intestinal pode ser desenvolvida pelos seguintes fatores:
- Estilo de vida com hábitos de consumo de poucas fibras alimentares, de líquidos, o sedentarismo e limitações físicas.
- Insuficiência renal crônica, diabetes, hipotireoidismo e alterações hormonais que afetem as contrações musculares responsáveis pela evacuação.
- Uso de alguns tipos de medicamentos que contenham alumínio e cálcio de modo que afetem a flora intestinal e diminuam o poder das fibras.
Transito do cólon lento, alterações no intestino grosso (estreitamento), anormalidades no cólon e outras patologias que atrapalhem/danem o transito intestinal e a posterior evacuação.