Criatividade é a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. A criatividade também é…
Contexto é uma palavra que pode ser definida como uma situação ou ambiente físico onde um conjuntos de circunstancias irão atuar, de modo a fazer com a pessoa que está a observar possa compreender determinada mensagem a ser passada.
No caso de um texto, as questões citadas acima servem como uma forma de expressão, de forma que possa se entender o que está se passando ou a ideia que se quer passar através de palavras.
Sendo assim, podemos dizer que, para que possamos entender determinadas situações ou mensagens a serem transmitidas, é necessário que haja a união entre o texto e o contexto.
Embora o significado da palavra contexto, em sua essência, seja exatamente o que foi descrito acima, há algumas situações onde esta palavra, em conjunto com outras, é utilizada para definir ou dar significado a outras coisas mais específicas.
Como já falamos anteriormente, existem alguns tipos de contexto. Neste caso, iremos falar sobre cada um dos tipos existentes.
Neste caso, podemos dizer que o contexto de produção se refere aos elementos que são levados em consideração pelo autor do texto para criá-lo.
Para fazer isto da forma correta, são levados em consideração alguns aspectos. Esses itens deverão levar em consideração as situações que envolvem tanto o autor da mensagem, quanto quem irá recebê-la. São eles:
Exemplo:
1. Vamos conhecer a papelaria que abriu no bairro!
– Público alvo: Pessoa conhecida /vizinho /amigo
– Objetivo da comunicação: Informação
– Realidade do autor da mensagem: Morador do bairro
– Realidade do recebedor da mensagem: Morador do bairro
– Local de veiculação: Mensagem pelo whatsapp ou facebook.
Exemplo:
2. Venham conhecer a mais nova papelaria do Bairro São Clemente!
– Público alvo: Moradores do Bairro São Clemente e região (pessoas desconhecidas)
– Objetivo da comunicação: Marketing /Passar a informação
– Realidade do autor da mensagem: Dono da papelaria
– Realidade do recebedor da mensagem: Clientes em potencial do bairro e da região.
– Local de veiculação: Panfleto e carro de som.
Quando construímos um texto, nós o fazemos baseados em um conjunto de propriedades lingüísticas. Estas propriedades irão acompanhar o nosso texto, fazendo com que a partir delas, possamos compreender o contexto.
Exemplo:
3. Hoje o Vitor vem!
O uso da palavra “hoje” ajuda a expressar o sentido de que Vitor não costuma comparecer ao local.
O contexto linguístico se refere aos elementos referentes à situação ou ao ambiente, que são externos ao texto, como por exemplo:
Neste caso, será a partir destes que iremos identificar a que situação exata o texto dito está querendo se referir.
Exemplo:
4. Força!
A expressão citada acima pode tanto servir para expressar uma palavra de incentivo e apoio emocional, como também para indicar uma situação onde alguém precisa levanta/carregar algum peso, por exemplo.
Sendo assim, para se ter ideia do contexto, precisa-se ter ideia do ambiente ou situação que está ocorrendo.
Dentro do contexto extralingüístico há ainda duas subclassificações mais conhecidas. São eles: o contexto social e o contexto histórico.
O contexto social se refere a um conjunto de fatores sociais, ou seja, que se referem à sociedade. Estes fatores podem dizer respeito ao ambiente, a escolaridade, relações interpessoais, entre outros, que possam expressar a interação de uma determinada pessoa com a sociedade.
Exemplo:
5. O menino vivia em um bairro perigoso e afasto. Por isto, os pais viviam receosos por ele ter de andar tarde da noite pelas ruas ao voltar da escola.
Através disto, podemos concluir que o contexto social diz respeito às condições em que o menino vive, perante a sociedade.
Já o chamado contexto histórico, serve para indicar a situação ou um determinado fato ocorrido durante um período da história. Estes fatos poderiam dizer respeito ao cenário econômico, político e até mesmo cultural daquela situação em questão.
Exemplo:
6. O Renascimento é um período da história Europeia que gerou transformações importantes na política, ciência, religião e política da época. Embora tenha marcado a transição do feudalismo para o capitalismo, os efeitos mais famosos deste período são mais visíveis nas áreas filosóficas, artísticas e científicas.
A falta de contexto pode ser caracterizada como uma situação onde a falta dos elementos necessários para dar o sentido correto aquele determinado ambiente ou situação impedem o entendimento correto da mensagem que se quer passar.
Por este motivo, em algumas frases que utilizam palavras com significado/ sentido duplo, podem ser compreendidas de forma completamente equivocada.
Para facilitar a compreensão do que foi dito, iremos citar aqui algumas frases que expressem a situação.
Exemplo:
7. Que bela estadia!
Na frase acima, não há a presença de nenhum elemento que possa caracterizar e expressar o sentido com que a frase foi empregada.
Desta forma, não é possível saber se realmente foi uma bela estadia, ou se a frase tem um sentido irônico, e expressa que a estadia não foi tão boa assim.
Exemplo:
8. Flávia foi sentar na cadeira e quebrou o braço!
Neste caso, também podemos verificar a existência de um sentido ambíguo para a frase. Sem a presença de nenhum outro elemento na frase, podemos entender que ao sentar-se Flávia quebrou o próprio braço, ou então o braço da cadeira.
Portanto, podemos entender que o contexto é um importante elemento para que possamos entender e interpretar determinada situação.
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