A cor roxa geralmente é ligada ao mundo místico, significando magia, mistério e espiritualidade – é uma cor que geralmente transmite a sensação de introspecção e tristeza, estimulando o contato com o lado espiritual.
Também representa a purificação do corpo e da mente, proporcionando a libertação de inquietações e medos. É a cor da transformação e pode ser melancólica e depressiva se usada em excesso.
O roxo é usado pela a Igreja católica durante as missas em reverência aos mortos ou no período da quaresma, quando os sacerdotes usam acessórios roxos e as igrejas são decoradas com a mesma cor, da mesma forma, todas as imagens de santos são cobertas com panos roxos. Na doutrina católica a cor roxa é um sinal de penitência e melancolia.
Podemos obter a cor roxa através da mistura do vermelho e azul. Ela está associada aos signos de peixes, aquário e sagitário.
O roxo e o lilás na umbanda são consideradas a mesma cor. É uma cor misteriosa – relacionada aos pensadores; quem usa o roxo quer atingir o poder, pois remete ao místico, mistério e à nobreza. É a cor da transformação, substituindo assim o preto.
Os umbandistas usam o roxo durante os rituais para pedidos de curas físicas. É a cor de nanã e Obaluave.
A palavra púrpura é um substantivo feminino que significa cor vermelha, escura e vibrante, com tendência para o roxo. Ela é extraída de moluscos do gênero Purpura Ostro. Esse pigmento é tão caro que antigamente era usado somente em roupas dos imperadores e líderes eclesiásticos.
Como não há regulamento para a definição de cores, geralmente as pessoas confundem as cores que vêm da mistura do vermelho, azul com o roxo, lilás, violeta e púrpura – como se fosse uma cor só.
Podemos considerar a cor púrpura e o roxo como semelhantes, pois ambas vêm da mistura equilibrada entre o azul e o vermelho.
Considerando que as cores – magenta ou púrpura tenham ambas mais vermelho, do que o azul em sua mistura, podemos dizer que o lilás ou anil tendem mais para o azul, pois essa cor é predominante.
Sendo assim, o lilás é o roxo, que pende para o azul e trata-se de uma cor metafísica, assim como o roxo e púrpura, estão muito ligados a espiritualidade, a alquimia e a magia – sendo excelentes para a purificação mental a elevação da intuição espiritual
A cor lilás é excelente para locais de meditação, mas se vista por muito tempo pode causar depressão ou melancolia.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.