Core business é uma expressão proveniente da Língua Inglesa e significa núcleo de negócio.
Para definir melhor essa expressão, podemos dizer que ela é a ideia básica, a parte central ou principal de qualquer negócio, pois é por meio de um core business estrategicamente bem elaborado que uma empresa pode ganhar maior vantagem dentro do mercado competitivo.
O core business leva em consideração vários fatores importantes para a aceleração do desenvolvimento do negócio como, por exemplo, a tecnologia utilizada, a qualidade dos produtos, as estratégias de expansão e manutenção desse negócio e, principalmente, como os consumidores finais receberão esses produtos no mercado.
A maioria das empresas costuma encontrar alguma dificuldade no que se refere, principalmente, ao equilíbrio existente entre a amplitude e o foco de seu negócio, pois não é tarefa fácil saber qual é o momento ideal para partir para a expansão, sem que com isso se comprometa outras estratégias e metas da própria empresa.
O core business também descarta o que chamamos de outsourcing, ou seja, uma empresa não deve nunca terceirar seu core business, sendo essa de reponsabilidade interna da empresa, isto é, todo seu processo de criação de produtos e atuação no mercado devem ser controlados por ela mesma.
O outsourcing, nesse caso, a subcontratação de serviços, pode ser feita apenas no que se refere ao processo de fabricação de seus produtos, mas nunca da parte estratégica ou de criação, sendo esse de responsabilidade da empresa.
Toda grande empresa deve ter como foco principal seu core business, pois é a partir dele que todo o resto do planejamento do negócio começa a ser colocado em prática.
Para ser mais específico, o core business trata da atividade principal de uma empresa, é aquilo que ela faz e entrega de melhor para o mercado consumidor.
Para a criação de um core business, ou seja, saber o que sua empresa pode realizar de melhor dentro do seu nicho, é necessário fazer uma pesquisa prévia que traga maiores informações para elaboração de ideias inovadoras.
Dentre essas informações, é preciso conhecer seu público-alvo, detectar as oportunidades junto a esse público e, principalmente, pensar em produtos diferenciados que possam atender suas necessidades.
Como exemplos de empresas que possuem excelentes estratégias de core business, podemos citar a Apple e a Nike. Sendo que ambas investem o que há de melhor em tecnologia para o desenvolvimento de produtos específicos para o seu mercado consumidor, como a criação de iPhones e iPads, no caso da Apple, e de modelos inovadores de tênis, no caso da Nike.