Cortejo é um substantivo masculino e flexão do verbo cortejar (na 1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo é oriundo do Italiano corteggio, cujo significado é “séquito, desfile de apoiadores”.
O significado de Cortejo é a ação ou resultado de cortejar, isto é, fazer a corte a alguém. Nesse contexto, o cortejo se relaciona ao namoro, sendo o passo do interesse e ao conhecimento entre ambos antes de iniciar um relacionamento.
Por exemplo: “Ele a cortejou assim como o falecido pai o ensinara.”
O verbo cortejar é também indicado como o ato de lisonjear, obsequiar, tratar com cortesia com o objetivo de obter algo, visando por interesse, adular.
Por exemplo: “No meio político, é muito comum encontrarmos indivíduos que cortejam os poderosos para obter benefícios.”
O cortejo além de ser essa forma de galanteio, amabilidade, corte e do intuito de obsequiar para ter vantagem ou desvantagem por acréscimo, também pode servir para se referir ao ato de fazer cortesia, cumprimentar. Dessa forma, o cortejo é a saudação, o cumprimento, a vênia, geralmente a pessoas distintas ou importantes.
Por exemplo:
“O presidente cortejou o Papa em frente às câmeras, assim como manda o figurino.”
“Antes de entrar no carro, Maria cortejou o vizinho que passeava com o cachorro.”
Cortejo ainda possui o significado associado a qualquer tipo de acompanhamento que se realiza a alguém por conta de uma cerimônia, podendo ser chamado também de comitiva ou séquito dependendo da finalidade do cortejo.
Um exemplo é o cortejo de casamento, que é a ordem de entrada e saída das pessoas que têm mais afinidade com o casal no decorrer da cerimônia.
Outro exemplo é o cortejo fúnebre, que seria um grupo de pessoas em procissão em forma de homenagear aquela pessoa falecida, que pode ter sido importante para uma sociedade.
Por exemplo: “O cortejo de Tancredo Neves foi transmitido ao vivo.”
Cortejo em inglês pode ser traduzido como courtship, procession ou cortege.
Cortejo sexual, chamado também de cortejo nupcial, é um comportamento analisado na área da Biologia que acontece com alguns animais, mais especificamente quando os machos se aproximam das fêmeas com o objetivo de acasalar.
Para isso, em grande parte do que já foi estudado pela Biologia, o macho terá o privilégio do cortejo quando vencer o combate com qualquer outro macho que visa a mesma fêmea.
Algumas espécies até possuem rituais, sendo que esses comportamentos são muito mais vistos em aves. São exemplos de ações ritualizadas a dança do acasalamento, exibição de características físicas do macho para atrair a fêmea, a produção de sons e cantos especiais e diferenciados e até o próprio cortejo em si.
Os sinônimos de Cortejo são:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.