O bom filho a casa torna é um dito popular muito usado quando se quer dizer…
O significado de crase pode explicado através de sua origem grega, cujo termo quer dizer “mistura” ou ainda “fusão”. Nas regras gramaticais da nossa língua portuguesa, podemos dizer que crase nada mais é do que a junção de duas vogais iguais.
Neste caso em específico, o que será responsável pelo emprego da crase é a junção da preposição “a” ou ainda com alguma preposição que também se inicie com a letra “a” com o artigo feminino “a”.
Em situações como as descritas acima, deve-se então fazer o uso da crase, colocando o acento grave na letra “à”, caracterizando assim o uso desta.
Exemplos:
Para aprender a fazer o emprego correto da crase, é necessário observar algumas regras de seu uso.
Existem alguns casos específicos onde é necessário fazer o uso obrigatório da crase. São esses:
Exemplos:
Para nos ajudar na compreensão de quando a crase deve ser usada, ou até mesmo sanar alguma possível dúvida, existe um pequeno truque.
Para ter certeza se ela deve ser empregada ou não, basta trocar o substantivo feminino da frase por um masculino. Se o “a” da frase puder ser trocado por “ao”, neste caso a crase deverá ser usada.
Exemplos:
Nesta regra em específico, para se fazer o uso correto da crase, deve-se antes analisar o contexto em que as palavras estão sendo empregadas.
Exemplos:
No caso da palavra “casa”, só se deve fazer o uso da crase quando ela não for usada para representar “ o seu próprio lar”. Já quando se trata da palavra “terra”, a crase só é utilizada quando esta não é colocada para representar o solo.
Ao escrever frases ou expressões que sejam indicativas de horas, deve-se utilizar a crase.
Exemplos:
Porém, há algumas exceções a serem feitas. Caso as preposições “para”, “até” ou “desde” venham antes da hora a ser indicada, então não se deverá usar o acento agudo para indicar a crase.
Exemplos:
Além de algumas situações que exigem o uso obrigatório da frase, há algumas ocasiões ainda onde o uso da mesma é facultativo. Ou seja, há alguns casos onde se pode optar ou não pelo uso do acento agudo.
Quando a palavra “até” é usada antes de uma palavra feminina onde há o uso do artigo “a”, o emprego da crase é opcional.
Exemplos:
Pode-se escolher ou não usar a crase antes dos pronomes dele, dela, deles, delas, nosso, nossa, nossos, nossas,meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas.
Exemplos:
O uso da crase antes de nomes próprios é facultativo desde que seja um substantivo feminino.
Exemplos:
Por fim, há algumas situações onde não se deve fazer o uso da crase em hipótese alguma. São esses:
O uso do acento grave antes de substantivos masculinos não é possível pelo fato de que o artigo “a” não costuma ser usado nesses casos.
Exemplos:
Porém existe uma exceção, que é quando se quer expressar a ideia de “a modo de”.
Exemplos:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.