Crente, com origem no termo latino credens (que significa que crê), é um termo que denomina aquele que crê em algo ou alguém.
Um religioso, por exemplo, é um crente. É importante citar que a crença exige que não haja uma constatação empírica ou factual da crença. Por exemplo, ninguém crê que o Sol existe, já que podemos vê-lo diariamente, sentimos seu calor e sua existência é facilmente verificável.
Na gíria popular, o termo crente é utilizado para denominar uma pessoa que acredita em algo de maneira equivocada, sendo ingênua ou facilmente crédula. Por exemplo:
“O meu amigo está crente que vai ganhar um bom presente de Natal”.
Crente ainda é utilizado como um termo pejorativo para quem é muito ingênuo e facilmente enganável.
No contexto religioso ocidental, o significado de crente é utilizado para designar aqueles que acreditam na religião Cristã.
Popularmente, o crente é aquele que frequenta igrejas evangélias, que se separam dos católicos dentro da crença Cristã. Muitas pessoas contrárias às práticas dessa religião utilizam o termo “crente” num sentido pejorativo e negativo.
Quem segue os ensinamentos de Cristo dentro das doutrinas do Cristianismo, são chamados de cristãos. Esse é o significado da palavra cristão. Porém, dentro desse grupo, há uma divisão informal entre católicos (da Igreja Católica) e crentes (que seguem as diferentes vertentes de igrejas evangélicas).
Os evangélicos também podem ser chamados de protestantes, caso sigam as diretrizes determinadas pela Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero.