A Cruz de Malta, também chamada de Cruz de Amalfi, remete ao município italiano Amalfi, da região de Salerno. Esse município a usa em sua bandeira igualmente ao país Malta que também se localiza em territórios do sul europeu.
Ela pode ser encontrada estampada em diferentes brasões e bandeiras ao redor do globo. Ela pode ser vista na camisa de um time de futebol ou em uma insígnia sem nem sequer sabermos seu sentido e muito menos sua história.
A cruz é apresentada em duas regiões distintas. Então, como localidades diferentes podem ter um mesmo símbolo? Bem, é porque elas sofreram as mesmas influências e domínio do Império Romano.
Essa Ordem cristã nasceu em Jerusalém criada por conterrâneos amalfis que, pouco a pouco, migrou para Malta na época das Cruzadas.
Assim, ela tornou-se uma ordem militarizada possuindo como objetivo exercer a caridade e proteger todos aqueles que visitam suas terras.
O símbolo representa exatamente essa ordem.
O símbolo torna concreto o significado abstrato de um determinado conceito. E o que a Ordem de São José desejava era demonstrar em sua insígnia os intuitos que buscava concretizar.
Sua estrutura é uma cruz de quatro braços iguais, na qual existem oito pontas externas e quatro pontas internas que ligam o centro.
Esse signo é atrelado ao divino, ao poder, ao Universo. Essa cruz representa a união do plano material e espiritual.
Seus pontos significam as obrigações e valores verdadeiros que os pertencentes à ordem devem ter.
Os valores são:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.