Layout é uma expressão inglesa que serve para designar o plano que será utilizado para…
Cultura organizacional é um conceito amplamente divulgado nas instituições empresariais e indica a manifestação de hábitos, valores, crenças e normas dentro de uma corporação.
É de fundamental importância, pois é a cultura organizacional que conduz os deveres, as obrigações e o comportamento dos profissionais dentro de uma empresa.
A empresa deve ter seus próprios valores, de forma clara e objetiva, de forma que esses estejam presentes na rotina de todos os profissionais envolvidos.
Dentro do contexto empresarial esse conceito deve ser bem distinto para que os profissionais e colaboradores acreditem no poder dessa empresa. Que se sintam partesintegrantes, de maneira que possam se tornar muito mais eficientes e nesse clima de união e parceria consigam alcançar melhores resultados.
Há vários tipos de cultura organizacional e cada uma com uma característica diferente. Observe abaixo:
O objetivo desse tipo de cultura é a competitividade. Onde o profissional será capaz de tudo para atingir seus objetivos. É normal ter muitas discussões e fofocas entre os colegas. O profissional pensa somente em sua função, no individual e não consegue compreender a importância do trabalho em equipe. Alguns, no entanto, tentam manter um bom relacionamento com colegas de sua equipe, mas muitas vezes esse tipo de cultura afugenta os colaboradores que não veem com bons olhos essa forma de poder.
As tarefas são divididas nos regulamentos e nos manuais. Isso acaba setorizando as obrigações e um colega acaba não colaborando com o outro. Há muita discordância e inflexibilidade, o que acaba comprometendo o bom andamento das atividades. Com isso, gera-se um grande desgaste e falta de credibilidade em quem procura um serviço nesse tipo de empresa. É a cultura da estagnação e da zona de conforto, sem perspectiva de futuro e sem grandes motivações.
Esse tipo de cultura cultiva suspeita e temor. Os profissionais não assumem seus erros e sempre colocam a culpa dos maus resultados obtidos na empresa em seus colegas. Eles têm por finalidade não assumir seus erros. Não sabem trabalhar em equipe, não têm iniciativa e nunca assumem a responsabilidade. O comprometimento com a empresa é somente individual.
Nesse tipo de cultura os profissionais assumem as tarefas e o trabalho em equipe. Eles confiam e acreditam nos produtos e serviços que desenvolvem dentro dessas empresas. Eles como dizem “vestem a camisa da empresa”. Sempre trabalhando para o bom desempenho da mesma.
São funcionários satisfeitos que apresentam excelentes resultados e são extremamente competentes nas atividades que desempenham dentro da empresa. Conseguem trabalhar muito bem em equipe e sabem aproveitar e respeitar as ideias de seus colegas. Não há somente um líder, são todos líderes. Sendo quase que unânime o compromisso de organização.
Chamamos de clima organizacional a forma de investigar e avaliar o grau de satisfação dos profissionais. A administração procura uma forma de medir esse clima na empresa, procurando identificar os desejos pessoais, satisfação com relação a salários, motivações, relacionamentos profissionais e hierárquicos, comunicação social, benefícios, entre outros.
De acordo com pesquisas realizadas, ela tem condição de identificar e tentar corrigir os problemas que foram observados ou até mesmo podendo antecipar algum tipo de situação que cause problemas futuros para a empresa.
A pesquisa tem que ser realizada de forma aberta e justa; a empresa não pode se abster de sua própria culpa.
Podemos citar os vários benefícios que uma pesquisa bem elaborada pode trazer:
Dentre as várias formas de expressão de descontentamento dentro de uma instituição podemos citar: as greves, os conflitos interpessoais, o desperdício de materiais, entre outros.
Quando esse clima não é identificado, os problemas encontrados e sanados, os profissionais acabam tomando atitudes drásticas em relação à empresa, o que pode trazer prejuízos a todos os envolvidos.
É o estudo dos comportamentos dos indivíduos e das consequências no ambiente de trabalho. Tem como objetivo entender melhor sobre os espaços empresariais no sentido comportamental e cultural com um processo contínuo e positivo de soluções. Sintetizando tudo, é um conjunto de atitudes e comportamentos que os funcionários e outros colaboradores possam ter dentro do meio corporativo.
Veja alguns tipos de comportamento organizacional:
O conceito de comportamento organizacional tem por objetivo direcionar ações e atitudes dos indivíduos e até mesmo de grupos no ambiente de trabalho. Tendo como principal objetivo evitar, reduzir e promover uma maior satisfação do trabalhador dentro da empresa.
Comportamento Organizacional também é o nome de um livro escrito por Chiavenato. Este livro voltado para área de Administração e Recursos-Humanos.
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