Curumim é um substantivo masculino. O termo vem do Tupi kunumim, que significa “criança”.
O significado de Curumim segue a mesma ideia de sua origem etimológica, sendo uma palavra brasileira para designar um f
Curumim ainda pode se referir a um empregado jovem, isto é, um criado, serviçal.
A palavra ainda é usada na Amazônia para indicar um tipo de vara usada para pescar pirarucu. Essa vara é apropriada para este peixe, já que ele é caracterizado por seu grande tamanho – o pirarucu é um animal típico da bacia hidrográfica do norte do Brasil.
No Brasil, curumim possui algumas variantes. São elas:
- Colomim,
- Culumim,
- Colomi,
- Curumi,
- Culumi.
Obviamente, a forma mais usual é curumim.
De acordo com estudiosos da língua Tupi, o termo original kunumim evoluiu graças à língua geral paulista e à nheengatu, tornando-se “kurumim” e “coromim”.
Curumim é também o nome de um parque na cidade de Ceres, em Goiás.
O nome “Curumim” é também para um distrito da cidade de Capão da Canoa, localizada no Rio Grande do Sul. Em território gaúcho, há ainda Nova Curumim, um dos balneários que fazem parte da orla marítima da cidade de Terra de Areia, que faz divisa com Capão da Canoa ao sul e com Arroio do Sal ao norte.
“Kurumin” foi uma distribuição Linux descontinuada em 2008 que tinha como características o público-alvo os falantes da língua portuguesa e sua forma compacta, excelente para usuários iniciantes do sistema Linux. O nome “Kurumin” veio do Tupi, levando-se em conta seu significado e tinha essa demonstração através do seu logotipo: um pinguim infantilizado, pequeninho e simpático (mais magro quando comparado com o Tux, o pinguim que representa o sistema Linux como um todo).
Curumim, o Filme
Curumim é o nome de um filme/documentário do gênero de drama brasileiro, lançado em 2016 sobre a vida de Marco Archer. A direção ficou por conta de Marcos Prado, que foi diretor de Estamira (2004) e produtor da famosa franquia Tropa de Elite (2007-2010).
“Curumim, o Homem que Queria Voar” relata a história da descoberta de vários quilos de cocaína que estavam escondidos na asa delta de Marco “Curumim” Archer pelos policiais do aeroporto de Jacarta, na Indonésia. Marco foi o primeiro brasileiro a ser executado pelo crime de tráfico de drogas no mundo – não antes de ser preso e permanecer onze anos aguardando sua execução naquele país.
Curumim e cunhatã
Cunhatã é o feminino de curumim.
As duas palavras aparecem em uma música do cantor Jorge Ben Jor, no álbum “Bem-Vinda Amizade” de 1981, de título “Curumim Chama Cunhatã que Eu Vou Contar”.
A canção é uma forma de homenagear os índios.