Densidade é uma palavra que designa a qualidade daquilo que é denso, compacto. A densidade possui clara associação com o volume, sendo que também é utilizada no sentido figurado para mencionar algo que possui profundidade, tal como a “densidade” de um trabalho artístico, por exemplo.
A densidade também pode ser compreendida como a quantidade de partículas e/ou materiais presente em determinado espaço/volume. Por exemplo, 100 pedras que ocupem 1 metro cúbico são mais densas do que 50 pedras que ocupem o mesmo espaço. Ou seja, no primeiro caso há maior densidade.
Densidade para a física (massa sobre volume)
Na física a densidade pode ser calculada com base na relação entre massa e volume., independentemente do material a ser analisado.
Fórmula da densidade: D= m/v
Ou seja, Densidade é = Massa sobre Volume (divide-se massa por volume). Assim tem-se o cálculo exato sobre a densidade de determinado material.
A densidade da água é de 1.000 kg/m³
Em outras palavras, a cada 1 litro de água tem-se 1 kg de massa. Então, para calcular a densidade é fácil, basta fazer a divisão de massa sobre o volume. Vale lembrar que volume comumente é medido em metros cúbicos.
Para o âmbito da fotografia a densidade mede o grau de opacidade de uma imagem, isto é, o quanto ela é escura.
Já para a música, a densidade está relacionada com os tipos e quantidades de sons produzidos e captados instantaneamente. Por exemplo, o som de uma orquestra onde existem vários instrumentos sendo tocados ao mesmo tempo é mais denso do que o som de um único instrumento tocado, como por exemplo, o de um violão.
A densidade também é estudada em química, sendo que cada material possui a sua própria densidade. Vale também lembrar que a densidade é inversamente proporcional ao volume.
A densidade populacional é a relação entre a extensão de determinado território e a quantidade de pessoas que vivem nele. A densidade populacional comumente também é chamada de densidade demográfica ou de população.