Dígrafo é um substantivo masculino com origem grega, onde di significa “dois” e grafo significa “escrever”.
O significado de Dígrafo tem seu uso uma regra gramatical da língua portuguesa que define a junção de duas letras que, quando ditas, emitem apenas um fonema ou um único som.
Por exemplo, são dígrafos: carro, nascença, chuva, assado e aquele.
Em outros idiomas, ao contrário da língua brasileira que somente possui dígrafos, há trígrafos (ou seja, encontro de três letras) e até mesmo quadrígrafos (ou seja, encontro de quatro letras).
Exemplos são vistos no idioma alemão: “sch” em schuwarz e “tsch” em Deutschland. Essas sílabas funcionam como um único som.
No Português, os dígrafos possuem duas classificações:
Se “m” e “n” aparecem no final da sílaba, juntamente com uma vogal – em caso da letra posterior ao “m” e “n” ser uma consoante (menos “h” ou “y”) – há um dígrafo vocálico que se refere a uma vogal nasalizada – há variações, conforme a vogal que está presente junto ao “m” ou “n”. Se a letra posterior ao “m” ou “n” for uma vogal ou “h”, iniciará outra sílaba.
Os exemplos de dígrafos vocálicos são:
Como se entende, dígrafo é o encontro de duas letras que apresentem somente um som, enquanto que um encontro consonantal significa duas consoantes com sons diferentes. Um exemplo de encontro consonantal é a palavra “letra”, onde há o som de “t” e o som de “r”.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.