Diva é m adjetivo feminino que surgiu na língua portuguesa a partir da forma latina divus. O adjetivo feminino diva possui duas formas masculinas equivalentes: divo e deus.
O significado de diva, portanto, ao pé da letra, é “deusa”.
O termo diva, a princípio, era utilizado apenas para se referir a deusas mitológicas. Como a língua portuguesa possui a palavra deusa, de mesmo significado que diva, esta última se afastou um pouco de seu significado sobrenatural e passou a ser utilizada para se referir a mulheres mortais e não apenas a uma deusa.
Em italiano, o termo diva era utilizado como um adjetivo ou vocativo para fazer referência às cantoras principais das óperas, também chamadas de primma donnas.
A partir de então, o termo diva começou a ser utilizado com mais liberdade para designar mulheres muito bonitas ou que, de alguma forma, servem como inspiração.
A cantora Beyoncé possui uma música chamada Diva, que foi lançada em 2009 como parte do álbum “I am… Sasha Fierce”. Nessa música, ela define diva: “diva is a female version of a hustla” (diva é a versão feminina de um “malandro”). A própria Beyoncé é considerada por muitos como sendo uma diva, pois é bela, decidida e, de maneira geral, uma mulher com personalidade forte e marcante.
Mulheres podem ser classificadas como sendo divas por causa de muitas características, sendo elas: a sua beleza, seu talento, sua sensualidade ou sua influência.
A partir disso, o povo brasileiro transformou o adjetivo diva em um verbo: divar.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.