Dogma é uma palavra de origem grega e significa “o que se pensa é verdade”.
Na antiguidade muito se falava de dogma, quando uma pessoa tinha a crença firme e convicta sobre algo.
Logo depois, veio a igreja, informando que o dogma consistia em fundamentos da religião, que se ligava a crenças e regras.
Esses fundamentos foram sendo vistos como diretrizes de Deus, que tinha relevância sobre os pontos principais e inquestionáveis da igreja.
O significado de dogma não se aplica somente ao cristianismo, mas envolve outras crenças e denominações religiosas.
Os dogmas estão presentes no islamismo e no judaísmo também. Cada um desses possui seu sistema de princípios dogmáticos – que envolvem crenças básicas pregada pela denominação religiosa.
Os membros de cada uma dessas religiões devem não somente respeitar os dogmas de sua igreja, mas também aceitá-la e vivê-la segundo prescrito, sem transparecer dúvidas em suas diretrizes.
Os membros que tendem a rejeitar os dogmas de sua própria religião, pode sofrer penalidade de acordo com o processo cultural de determinada região ou doutrina.
Na idade média, a igreja católica aplicou ao crime de heresia algumas penalidades, como perseguição, excomunhão e até inquisição – que resultava na morte da pessoa.
A inquisição fazia parte de um tribunal eclesiástico datado na idade média, e servia justamente para vigiar os seguidores, também combatendo a heresia que possivelmente podia existir.
No século XVI a inquisição foi restaurada para diversos países localizados no sul da Europa, muitos foram condenados e perseguidos em autos de fé. Principalmente aqueles que ficaram ao favor do luteranismo ou que defendiam algumas ideias humanistas.
Esse clero, se baseavam e eram coordenadas por um grupo de 6 cardeais, chamado assim de santo Ofício e estes, recebiam instruções e autorizações do Papa.
Muitas pessoas inocentes foram condenadas injustamente nessa época. Na prática, a inquisição funcionava como instituição de apoio à política e aos reis.
A igreja católica afirma que os dogmas de sua igreja – são na verdade, revelações dadas por Deus e que devem ser seguidas por todos os fiéis e seguidores da religião.
Nem mesmo o Papa tem autoridade e poder para alterar os dogmas da igreja. Um exemplo de dogma religioso é a existência da Santíssima Trindade que se baseia no: Pai, no Filho eno Espírito Santo, essa trindade, para a igreja católica, simboliza apenas um ser: Deus.
Outras religiões não acreditam nesse sistema de trindade plenamente unificado em apenas um ser, algumas – como A Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias diz que o Pai é Deus, o filho é Jesus Cristo e o Espírito Santo é outro ser que faz parte do reino divino.
Resumindo, apesar de haver algumas diferenças de opiniões ou dogmas, por assim dizer, o sistema de dogma visa fazer com que os seguidores aprendam a vontade de Deus, obedecendo-a e seguindo-a.
Muitos também acreditam que dogma é um princípio de virtude, fé e honra. Capaz de revitalizar o estado pecaminoso – em um mais puro, havendo assim, uma maior comunhão entre Deus e o homem.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.