Doutrina é um substantivo feminino, que tem origem no latim doctrina.
Doutrinas são conjuntos de princípios que servem como a base de um sistema, a reunião de ideias, fundamentos e preceitos básicos que compõem um sistema político, religioso, econômico, social etc.
É a definição do conjunto de regras que se utiliza para ensinar, e disciplinar. Os sistemas que os grupos adotam nesse sentido servem para dizer como determinada pessoa ou grupo devem gerir a sua própria vida.
A doutrina sempre está relacionada à disciplina e ao objeto de ensino, podendo ser propagada de diversas formas como: opinião de pessoas, pregações, relatos de pessoas conhecidas, obras literárias, textos e ensinamentos. Ela também existe nas ciências jurídicas, onde é chamada de direito científico, e compreende estudos que foram desenvolvidos por juristas, com o objetivo de entender melhor normas reativas ao direito.
Doutrina religiosa é a junção de crenças tidas como verdadeiras por quem nelas acredita, são dogmas relacionados à fé.
Doutrina filosófica é uma corrente do pensamento humano que tem vários adeptos, a mais famosa dela é o empirismo que tem sua base diretamente relacionada às experiências humanas.
Doutrina jurídica ou doutrina do direito é a reunião de ideias que são utilizadas como base para a formulação de teorias no âmbito jurídico e que seguem a regra onde, através de uma interpretação, é utilizado um padrão no exercício de uma determinada lei.
Doutrina militar é o grupamento de entendimentos e ideias que ordenam, definem, distinguem e qualificam a organização das atividades, o preparo e o emprego das forças armadas – em um determinado país, podendo englobar ainda a organização, administração e funcionamento dos serviços militares.
Doutrina pedagógica. Na pedagogia cada autor ou pensador tem a sua própria doutrina, seu próprio raciocínio ou linha de pensamento.
O criador de uma das maiores doutrinas pedagógicas foi Comenius, um grande pensador sobre o estudo da pedagogia, suas obras influenciaram grandes filósofos como Bacon e Descartes.
Seus estudos acreditavam que a mente racional deve adotar diante do cosmo – uma postura inclusiva e inquiridora, em todas as esferas do conhecimento.
Suas obras visam contribuir para que o indivíduo, a partir da infância, passando pela juventude – possa completar sua evolução rumo à perfeição intelectual e espiritual.
Doutrina Monroe foi criada pelo presidente americano James Monroe em dezembro de 1823 – que fez um pronunciamento, onde exigia o distanciamento dos europeus que naquele momento queriam retomar o processo de colonização e invadir o território americano, e através desse pronunciamento, acabou não permitindo que isso fosse realizada novamente.
Doutrina Truman é o nome que foi dado a política externa que foi implantada durante o governo do Presidente Harry S. Truman.
Ela foi direcionada aos países capitalistas no período pré-guerra fria, seu objetivo era impedir que o socialismo fosse expandido em especial nas regiões consideradas frágeis.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.