Drifting é uma palavra de origem inglesa, que tem o significado de “à deriva”, ou seja, de ir conforme der.
O que é drifting?
O drifting é um tipo de técnica de condução de carros, que são preparados principalmente para esse tipo de esporte, utilizando métodos de derrapagem em curvas, com o objetivo de fazer o carro deslizar de lado em altas velocidades.
O esporte se tornou bastante popular depois do lançamento do filme Velozes e Furiosos: Desafio em Tokyo (2006), onde são apresentadas as corridas cuja a derrapagem é o principal atrativo nas competições de rua. No Japão, o esporte começou a ser praticado na década de 1990, nas montanhas.
Para participar de drifting, o carro deve ser leve e ter tração traseira ou nas quatro rodas, exigindo também condições como alta potência e um excelente sistema de resfriamento do motor, suspensão corroborada e pneus bem ajustados.
Entre os carros mais populares utilizados em drifting estão os modelos Toyota Corolla, AE86 GTS, Mazda RX-7, Nissan Silvia, Nissan Skyline GTS-T e Nissan Sil-Eithty, todos fabricados no Japão.
Os pilotos profissionais de drifting utilizam-se de técnicas fundamentadas na embreagem e nos freios.
O esporte atraiu tanto a atenção que muitos jogos baseados em drifting já foram lançados, como o Daytona USA, o Project Gotham Racing, o OutRun e o Ridge Racer.
O drifting teve seu início numa competição denominada All Japan Touring Car Champion Races, na década de 1970, através de um piloto que ficou legendário no Japão, Kunimitsu Takahashi. Sua fama começou quando bateu seu “Apex”, ou seja, o ponto onde o carro fica mais próximo da curva, em alta velocidade, derrapando na curva e saindo dela com mais velocidade do que o normal. Depois de sua façanha, o piloto ganhou uma legião de fãs, que deram início ao drifting japonês.
O drifting chegou ao Brasil depois de muito tempo, só tendo destaque com a chegada dos jogos e dos filmes relacionados ao esporte. Hoje, o drifting possui diversos clubes e fóruns pelo país e pela internet.