EaD significa Educação a Distância: modalidade de ensino/aprendizagem trabalhada através e graças aos avanços da tecnologia e da internet.
A Educação a Distância permite que o estudante e o professor estejam em ambientes físicos distintos, de modo que há o acompanhamento da matéria por meio de mídias, como o notebook, telefone celular, e outros.
O aluno tem a possibilidade de estudar no horário que for mais conveniente, já que as aulas são ministradas através da internet (tanto em aulas ao vivo como gravadas). Geralmente, o aluno comparece a instituição de ensino somente para realização de provas.
A modalidade de ensino não-presencial (EaD) possui regulamentação através do Decreto-Lei nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, visto no Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Essa legislação aborda que apenas instituições reconhecidas e que estejam de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação podem trabalhar com o ensino não-presencial. Além disso, a lei expõe que os diplomas do EaD possuem o mesmo valor daqueles que são oferecidos pelo ensino presencial.
A Educação a Distância se tornou muito popular nos últimos anos, encontrando-a em vários tipos de cursos, que vão desde o ensino básico, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), cursos técnicos, profissionalizantes, de aperfeiçoamento, de graduação, de pós-graduação, de mestrado, de doutorado e outros.
Vantagens do EaD
Além da flexibilidade, principal vantagem da Educação a Distância, há outros benefícios da modalidade, como é o caso da:
- Permanência do aluno no seu ambiente,
- Menor custo,
- Combinação do estudo com o trabalho,
- Promove maior autonomia ao estudante,
- Materiais digitais de apoio.
A preferência pelo Ensino a Distância é visível graças a essas características, sendo que o mercado de trabalho, e sua relação com o EaD, não é afetado.