Egocêntrico é um adjetivo que advém do substantivo masculino egocentrismo, o qual tem sua origem na junção latina ego que é o mesmo que eu e centrum que significa centro ou o meio de tudo. Considera-se uma pessoa egocêntrica aquela que se vê ou se coloca como o centro de todo o interesse.
São sinônimos de egocêntrico: egoísta, metido, narcisista, individualista, autocentrado, ególatra, aparecido, vaidoso e personalista.
Os antônimos, da palavra egocêntrico são os seguintes: altruísta, humilde, filantropo, sociável, esparzido e abnegado.
A Psicologia é uma das ciências que mais estuda o egocentrismo, o qual é compreendido como uma exaltação exagerada que um indivíduo realiza sobre si próprio. Ele pensa que os seus pensamentos e ações são mais importantes e prevalecem sobre aqueles realizados pelas demais pessoas.
Como uma espécie de indiferença pelos demais, teóricos como o psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget (1896 – 1980) observou que uma criança durante o estádio pré-operatório (que compreende entre 2 e 7 anos de idade) tem a sua linguagem centrada em si mesmo seja em monólogos ou nos chamados monólogos coletivos onde todas as crianças falam, mas o fazem para elas mesmas em meio a outras crianças.
Para o psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky (1896 – 1934) a linguagem egocêntrica é uma característica nata de crianças em período pré-escolar, onde ela se preocupa com o seu monólogo teatral em uma espécie de exercício de virtuosismo linguístico.
Porém, por volta dos 7 e 8 anos ela se preocupará em estabelecer uma linguagem social. Para Vygostsky, a fala egocêntrica é um instrumento do pensamento que busca a solução de um problema. E como ela antecede a fala interior é, portanto, o próprio pensamento.
Ambos os termos possuem uma origem comum: o ego. Uma pessoa egocêntrica possui personalidade e temperamento forte e ela deseja o tempo todo ser prioridade já que pensa que o mundo gira ao seu redor.
São pessoas que podem viver imersas em suas próprias fantasias e não demonstram sentimentos de compaixão, compreensão e simpatia com outras pessoas.
Uma pessoa egoísta, por sua vez, age em seu beneficio próprio e em detrimento das demais. É comum enxergar o mundo como um “fazedor” de suas vontades. E se fizerem algo que venha a causar dano à outra pessoa não alimentam o sentimento de culpa.
Alguns exemplos de uso da palavra egocêntrico em frases são os seguintes:
“Ela é tão egocêntrica que exigiu champagne e tapete vermelho para adentrar o salão”
“O mundo precisa de mais talentos, mesmo sendo um gênio não dá para fazer tudo sozinho”
“Existem somente dois tipos de pessoas no mundo: as que me admiram e as que não me conhecem”.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.