Egoísta é o termo utilizado para se referir àquele indivíduo que trata só de seus próprios interesses. É alguém que só pensa em si próprio, em suas necessidades.
A origem dessa palavra é do latim “ego’’ que significa “eu” e o sufixo que a acompanha “ista” significa “adesão à doutrina ou costume”.
Esse termo é classificado gramaticalmente como sendo um adjetivo. Veja algumas frases onde ele é empregado nesse sentido:
“Minha amiga foi extremamente egoísta, pois não quis dividir seu lanche comigo, mesmo sabendo que eu estava com muita fome”.
“Eu não gosto de ter amizades com pessoas egoístas que só pensam em si mesmas, sendo incapazes de dividir o que quer que seja com o próximo”.
O sujeito egoísta é aquele que só enxerga a si mesmo, ou seja, ninguém é mais importante do que ele mesmo. É uma pessoa que não se comove com os problemas ou dores dos outros. É totalmente indiferente ao próximo.
Essa pessoa é incapaz de compartilhar algo, se mostrando bastante egocêntrica, sendo que o “eu” vem sempre em primeiro lugar.
Há vários sinônimos para o termo egoísta, tais como:
- Individualista
- Interesseiro
- Egocêntrico
- Autocentrado
- Comodista
- Exclusivista
Já os antônimos para o termo egoísta podem ser:
- Altruísta
- Caridoso
- Desprendido
- Generoso
- Humanitário
- Humilde, modesto
- Prestativo
Na música é muito comum encontrarmos a palavra egoísta. Como exemplo podemos citar uma canção composta pelo cantor Raul Seixas em parceria com Paulo Coelho, cujo título é “Eu sou egoísta”.
Em inglês o termo equivalente para egoísta é “selfish”.
Exemplo de seu uso na língua inglesa: “ I’m selfish with my stuff” (Sou egoísta com minhas coisas)
Já quando o assunto é literatura, podemos citar duas obras que são destaques:
- “O Gigante Egoísta” – livro do escritor, poeta e dramaturgo Irlandes Oscar Wilde
- “O Gene Egoísta” – livro do biólogo e escritor britânico Richard Dawkins.