Empowerment é um termo inglês que pode ser traduzido para o português como “empoderamento”. É um substantivo derivado do verbo “empower”, que significa dar ou delegar poderes, emancipar, dar autoridade ou autonomia. Empowerment também é um conceito muito utilizado em Administração de Empresas, pois está diretamente relacionado à liderança, organização e gestão dos negócios.
Mais especificamente, empowerment significa a descentralização depoderes por parte dos gestores. É uma maneira de fazer com que os funcionários participem mais efetivamente das atividades da empresa.
Essa prática é de fundamental importância para que haja a descentralização de poderes e todos trabalhem em equipe, desempenhem suas funções em espírito cooperativo, com autonomia e maior participação na tomada de decisões.
No sistema de gestão empowerment ocorre à desburocratização de poderes. Há uma mudança de paradigma na organização da empresa, tendo todos os funcionários como coparticipantes em todo o processo de gestão dos negócios.
Funcionários que trabalham em empresas com esse tipo de administração tendem a serem mais criativos, motivadose proativos, pois se sentem mais valorizados e parte da organização; e não um mero empregado que apenas segue ordens de uma chefia autoritária e fechada a sugestões. É uma ótima estratégia para empresas que querem descobrir novos líderes.
Empowerment do Consumidor
O conceito de empowerment também pode ser empregado na relação entre empresa e consumidor.
O perfil do consumidor tem passado por muitas mudanças e o mercado deve acompanhar essas transformações, pois hoje os clientes são muito mais bem informados do que anos atrás.
Hoje o consumidor tem pleno conhecimento de seus direitos e esse fato gerou certo poder a ele. Esse fenômeno de “empoderamento” do consumidor também pode ser caracterizado como uma relação de empowerment, ou seja, gerou alguns poderes tais como:
Poder de escolha: com o avanço tecnológico, a grande maioria dos consumidores tem acesso a informações quase que instantaneamente. A toda hora eles são bombardeados com uma infinidade de produtos com os mais variados preços e qualidade. Assim, o seu poder de escolha é infinitamente maior. Somente aquelas empresas que conseguem estabelecer uma relação de confiança com seus consumidorescontinuam a se manter no mercado. E para isso, o seu marketing deve ter uma excelente forma de convencimento, pois o cliente certamente é quem dará a palavra final na hora da escolha e avaliação do produto.
- Poder de opinião: o empowerment do consumidor é muito relevante para as empresas hoje em dia, pois a ele cabe o poder de opinião final. Um consumidor insatisfeito é capaz de “viralizar” através das redes sociais sua indignação quanto a um produto ou serviço em questões de segundos. Por isso, é tão importante que as empresas possuam um SAC realmente eficiente e tragam as soluções que o cliente necessita.
- Poder de influência: Empresas que estão sempre “antenadas” nas opiniões dos consumidores têm maiores chances de desenvolverem produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes, pois eles têm o poder de influenciar no sucesso ou fracasso de um produto quase que imediatamente. São eles que influenciam as campanhas publicitárias e empresas a produzirem aquilo que querem consumir ou não. Eles ditam o que o mercado deve lançar; sua influência é poderosa na tomada de decisão das empresas.
- Poder de intervenção na vida das empresas: O consumidor sabe do seu poder junto às empresas, por isso quanto mais elas conseguirem ouvir e manter um diálogo com seu público, melhor. Ela deve procurar entender o seu cliente e o que ele quer, afinal toda empresa depende de seu consumidor para manter sua sobrevivência.
O empowerment é um processo de evolução natural. As empresas sempre souberam que o consumidor tem a palavra final, mas hoje, como já foi mencionado, o avanço tecnológico agilizou bastante as informações, por isso as empresas devem estar bastante atentas as suas estratégias de marketing. A internet pode ser tanto uma aliada quanto uma vilã para as empresas, pois uma campanha bem feita ouuma campanha desastrosa pode ser o fator chave para o sucesso ou não dessa empresa. E o consumidor sabe que ele tem o poder.
Embora tenhamos falado bastante do termo empowerment na área de administração, essa palavra também pode ser aplicada em outras áreas como a psicologia,filosofia e principalmente autoajuda.
Também pode ser considerado um neologismo designando as relações de poderes existentes dentro da sociedade. E sociologicamente falando associa-se com certos conceitos, seja de raça, sexo ou religião. Portanto, o empowerment nesse contexto relaciona-se ao poder de transformação e mudanças que classes socialmente discriminadas alcançam através de seu “empoderamento”.
O empowerment também está relacionado aos movimentos feministas. Normalmente essas classes que sofrem algum tipo de preconceito, tomam consciência de sua capacidade de mudança e de luta pelos seus direitos, ou seja, tomam consciência do seu “empoderamento” e partem para uma mudança de atitude e passam a não se sujeitarem mais à repressão e preconceito. Podemos dizer que o empowerment neste caso é um fenômeno que ocorre coletivamente e que tende a mudar as relações sociais.