Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é a sigla que nomeia a prova com a função de ofertar o diploma de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio para cidadãos que não terminaram a educação básica no período certo. O Encceja é o modo mais ágil de adquirir o certificado, pois substitui cursos extensivos como o EJA (Educação de Jovens e Adultos) com apenas uma prova onde o estudante decide como se preparar. O exame é administrado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mesmo entidade encarregada pelo Enem.
Até 2016, maiores de 18 anos que prestassem o Enem podiam utilizar a prova para conseguir o diploma do Ensino Médio. Mas, em 2017, o encceja começou a ser a única maneira de obter a certificação, do mesmo modo que a do Ensino Fundamental.
Com relação sobre o que significa encceja, uma prova foi criada em 2002 com o propósito de analisar o conhecimento das pessoas que retornaram aos estudos por não terem concluído o ensino fundamental ou médio na idade propícia. Um resultado satisfatório na prova permite ao estudante o diploma de conclusão dos estudos equivalente ao certificado de uma escola regular do ensino fundamental ou médio.
Quem pode participar do encceja
A participação no encceja é indicada para jovens e adultos residentes no Brasil ou em outros países, além de indivíduos em situação penal que não acabaram os estudos na idade adequada. Há no encceja requisitos bastante simples quanto à participação:
- Encceja para diplomação no ensino fundamental – é necessário ter, pelo menos, 15 anos de idade na data de realização da prova.
- Encceja para diplomação no ensino médio – é preciso ter no mínimo 18 anos na data de realização do exame.
No encceja, a inscrição é gratuita, isto é, voluntária, não sendo necessário o pagamento de nenhuma taxa. Basta apenas realizar a inscrição no site da prova no período determinado pelo MEC (Ministério da Educação). Os inscritos precisam ter registro de CPF (Cadastro de Pessoa Física) para efetivar a inscrição.
Encceja o que é
No encceja, o exame está dividido em 4 modalidades de aplicação com cronogramas e certames diferentes:
- Encceja Nacional – para habitantes no Brasil;
- Encceja Nacional PPL – para residentes brasileiros em situação penal ou medida socioeducativa;
- Encceja Exterior – para brasileiros moradores em outros países;
- Encceja Exterior PPL – para brasileiros que vivem em outros países em situação penal ou medida socioeducativa;
Obs. As provas no exterior são aplicadas com o auxílio do MRE (Ministério das Relações Exteriores).
Tudo sobre encceja
Existe no encceja significado prático, onde o exame é aplicado uma vez por ano em 2 períodos (manhã e tarde). Sendo 4 provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha cada, além de uma redação de gênero dissertativo-argumentativo com temática cultural, social ou política.
Para obter o diploma, o estudante deverá alcançar a pontuação mínima de 100 pontos em cada prova de 200 pontos e mínimo de 5 na redação que valerá de 0 a 10 pontos. O exame é elaborado conforme o currículo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), ficando da seguinte maneira:
Encceja ensino fundamental:
- Língua Portuguesa, Redação, Língua Estrangeira, Educação Física e Artes;
- Matemática;
- Geografia e História;
- Ciências Naturais;
Encceja ensino médio:
- Linguagens, Redação e Códigos e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas tecnologias;
- Ciências Humanas e suas tecnologias;
São no encceja principais objetivos conseguir a certificação no ensino fundamental, médio ou declaração parcial de proficiência (onde é necessária a nota mínima 100 em uma ou mais das 4 provas, ou seja, acertar 10 a 12 perguntas do total).
Encceja 2019
O exame do encceja é tido como 50% mais simples que o Enem, pois o encceja apresenta questões do cotidiano e interpretação de texto, enquanto o enem foca no conteúdo. Para se inscrever no ano de 2019, basta seguir as recomendações acima se inscrevendo pela internet. Os locais do exame serão divulgados online, sendo obrigação de o candidato verificar onde deverá fazer a prova.
Quem fez a prova, mas não conseguiu nota mínima para se certificar, pode pedir a declaração de proficiência para os exames em que passou e refazer no ano seguinte somente aquelas reprovadas. O certificado e a declaração podem ser pedidos após a liberação dos resultados na Secretaria Estadual de Educação indicada na inscrição.
Para acompanhar os resultados do exame, é necessário consultar a página oficial da prova através de CPF e senha cadastrados na inscrição. Se tratando de Encceja PPL, o responsável pedagógico é que ficará a cargo de conferir os resultados.
O exame conta ainda com atendimento especializado, específico e por nome social. Estudantes que obtiveram a certificação no encceja 2018 para o ensino médio, conseguiram a isenção de taxa no Enem 2019. A alteração entrou em vigor após as mudanças no exame do ensino médio e divulgadas no edital da prova.