Energia nuclear é uma energia liberada através de uma reação nuclear: processo que ocorre transformações/alterações no núcleo dos átomos. Essa transformação do núcleo de certos átomos provam uma fissão nuclear.
O urânio, por exemplo, é um dos elementos utilizados na fissão nuclear – sendo que é um mineral altamente radioativo.
A energia que é adquirida através dos reatores nucleares pode ser usada para produzir energia elétrica (pois aproveita-se o calor emitido na reação, que aquece a água até que ela se torne vapor – que movimenta um turbogerador), bem como para armas nucleares (as famosas bombas atômicas – que ocasionam uma reação em cadeia).
É possível afirmar que uma reação nuclear, portanto, trabalha com o envio de uma quantidade absurdamente grande de energia. Para Albert Einstein, no momento da reação nuclear, a massa é transformada em energia. O Princípio da Equivalência entre Massa e Energia é visto na fórmula: E = m.c²
Os desastres nucleares ocorridos em Chernobyl e Fukushima foram os dois acidentes que ganharam uma classificação máxima que aborda os custos provocados, assim como o número de mortos.
Em 26 de abril de 1986 houve o acidente nuclear em Chernobyl. A causa: uma explosão, que sucedeu a um incêndio. Nesse momento, material radioativo foi lançado na atmosfera, espalhando-se por cerca de 150 mil quilômetros quadrados (essa área era pertencente a antiga União Soviética, mas hoje conhecida como uma área pertencente à Rússia, Ucrânia e Bielorrússia e algumas regiões da Europa Ocidental).
Ainda hoje, os efeitos da contaminação são problemas para esses países. Todo o local foi abandonado da maneira como estava em 1986.
Em Fukushima, o acidente nuclear foi resultante de um terremoto (de magnitude 8.9 na escala Richter) – em 11 de março de 2011. O terremoto provocou um tsunami, que criou derretimento de três dos seis reatores nuclear dessa unida, onde teve vazamentos das substâncias radioativas.
Alguns países fazem uso da energia nuclear, como é o caso do Brasil, França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, China e outros.
A energia nuclear tem como vantagens o não uso de combustíveis fósseis, o que não gera gases e, assim, não contribui para o efeito estufa.
Além disso, a energia nuclear não necessita de longas áreas de terreno para que haja instalações de usinas. O clima não altera a produção da energia nuclear, sendo que é possível também reutilizar o urânio para ser processado novamente.
Mas, como desvantagens, a energia nuclear apresenta:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.